Esporte

Mavericks crescem no último quarto e empatam série contra os Clippers

Defesa texana foi destaque, e Dallas contou com mais uma noite inspirada da dupla Doncic e Irving para se recuperar de derrota no jogo 1


Imagem de Capa

Harry How/Getty Images

PUBLICIDADE

O Los Angeles Clippers recebeu, na madrugada desta terça-feira (23), o Dallas Mavericks, para o segundo jogo da primeira rodada dos playoffs da Conferência Oeste. Em um duelo digno de uma rivalidade que tem se fortalecido cada vez mais nos últimos anos, as equipes protagonizaram uma disputa intensa, de final eletrizante. Desta vez, os Mavericks levaram a melhor, vencendo por 96 a 93 e igualando a série em 1 a 1.

Depois de ser batido com extrema facilidade na primeira partida, o treinador Jason Kidd e os Mavericks realizaram os ajustes necessários para conter a vantagem física dos Clippers, e tiveram sucesso desde o primeiro quarto. Sempre agressiva e com rotações inteligentes, a postura defensiva de Dallas foi fundamental para a recuperação dos texanos na série.

Como de costume, a dupla Luka Doncic e Kyrie Irving teve mais uma noite marcante. O esloveno anotou 32 pontos, nove assistências e seis rebotes, enquanto Irving terminou com 23 pontos, seis rebotes e três roubos de bola. Depois de um primeiro jogo apagado, P.J. Washington conseguiu 18 pontos e seis rebotes, além de 3-4 no perímetro. Quem também contribuiu bem foi Derrick Jones Jr., marcando dez pontos e coletando sete rebotes.

Los Angeles contou com a volta de Kawhi Leonard. Ausente na partida anterior, o craque atuou por 35 minutos, com 15 pontos, sete rebotes e quatro roubos de bola. James Harden e Paul George anotaram 22 pontos cada, com destaque para as oito assistências e os seis rebotes do ‘barba‘. Ivica Zubac teve mais uma boa exibição, conseguindo outro double double, com 13 pontos e 12 rebotes.

O JOGO

Assim como no último confronto, a fisicalidade tomava conta da quadra desde o primeiro minuto. Derrick Jones Jr. e Paul George inauguraram o placar com belas enterradas, e o que se viu depois foi uma verdadeira batalha. De um lado, o pivô Zubac, importante no jogo 1, foi para o banco com menos de três minutos, cometendo duas faltas precoces. Do outro, Gafford foi para os vestiários com dores nas costas.

Ao contrário do que se viu no confronto anterior, no entanto, os Mavericks souberam responder ao jogo físico dos Clippers, defendendo com mais energia, limitando o aproveitamento adversário e explorando a transição rápida para pontuar.

Com dois stepbacks seguidos, Doncic ajudou Dallas a abrir curta vantagem, enquanto os angelinos se recuperaram na linha de lance livre. O esloveno comandava as ações de ataque com a qualidade usual, e os visitantes venceram o período por 23 a 19.

A partir do sucesso da defesa, forçando turnovers, os Mavs conseguiam encontrar maneiras de pontuar, especialmente no garrafão. Depois de jogadas plásticas de Harden e Irving, foi Los Angeles quem passou a provocar erros do ataque visitante, melhorando aos poucos o aproveitamento. Ao fim do primeiro tempo, os texanos seguiam à frente: 45 a 41.

A segunda etapa começou com a mesma agressividade da primeira. As mãos ativas nas duas defesas possibilitavam roubos de bola, e os Clippers chegaram ao empate batalhando pelos rebotes ofensivos. Com duas bolas de três consecutivas, de Doncic e Kyrie, os visitantes voltaram a ter certo respiro no placar.

As estrelas apareceram de vez no terceiro quarto, protagonizando grandes lances ofensivos e superando marcações acirradas. Ao fim do terceiro quarto, os donos da casa ainda conseguiriam a virada, aproveitando as viagens constantes à linha do lance livre.

Já no período final, os Mavs tinham dificuldades para superar a energia dos reservas adversários, mas conseguiram equilibrar o jogo com boas aparições de Washington. Depois que os titulares de Los Angeles voltaram à quadra, Dallas conseguiu uma sequência de 14 a 0, liderado por lances espetaculares da dupla Doncic e Irving, e abrindo oito pontos de frente.

Nos minutos seguintes, os Clippers se mantiveram na cola do placar, mas não chegaram ao empate por conta da crescente dos Mavericks no perímetro. O bom momento texano teve seu ápice em um lindo stepback de Doncic, deixando a vantagem em seis pontos e praticamente definindo o jogo.

Os mandantes tentariam ainda a reação, buscando cestas rápidas e faltas para parar o cronômetro, mas a partida fugiu de vez do controle após um rebote ofensivo de Maxi Kleber em um raro erro de lance livre de Kyrie.

PRÓXIMOS JOGOS

Nos próximos dois duelos, a série vai para o Texas, onde os Mavericks tentarão aproveitar a vantagem recém-adquirida do mando de quadra. Os jogos 3 e 4 acontecem, respectivamente, na sexta-feira (26), às 21h (horário de Brasília), e no domingo (28), às 16h30 (também horário de Brasília).

The Playoffs

Qual tipo de evento cultural você prefere participar em Porto Velho?

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte