Há dez anos, o jornalista e escritor Rodrigo Alzaguir escreveu e lançou a biografia definitiva do inesquecível Wilson Baptista, um dos maiores nomes da história do samba. Alzaguir mergulhou fundo na pesquisa sobre a vida e a trajetória do compositor e os fãs e leitores ganharam um dos mais bem escritos livros sobre um artista brasileiro.
O livro "Wilson Baptista, o samba foi sua glória" rendeu material extra com a mesma qualidade e com a assinatura de Alzaguir, sem dúvida um profundo conhecedor da obra do compositor. Cancioneiro comentado reunindo 105 canções, entre elas, Oh, Seu Oscar, Emília, Louco (Ela era seu mundo), "Estás no meu caderno", "Meu mundo é hoje", "Acertei no milhar", que foram gravadas por grandes nomes, entre eles, Carmen Miranda, Cyro Monteiro, Roberto Silva, Silvio Caldas, Aracy de Almeida, Mário Reis.
Como parte do pacote o excelente tributo musical em forma de cd duplo O samba carioca de Wilson Baptista, com a participação de vários artistas que interpretam 44 composições do mestre. Uma das faixas reproduz a famosa polêmica musical entre Wilson e Noel Rosa. E muito mais.
Os dois livros e os cds são merecidas homenagens a um dos mais expressivos compositores brasileiros. A história de Wilson Baptista, há muito tempo merecia ser contada e Rodrigo Alzaguir fez isso com maestria através de um texto bem escrito resultado de uma esplêndida pesquisa.