Os escritores e biógrafos Ruy Castro e Lira Neto, há quase um ano, pela editora Companhia das Letras, lançaram dois títulos fundamentais àqueles que almejam seguir os passos dos dois mestres na arte de escrever biografias.
Ambos os livros lançados pela Companhia das Letras, "A Vida por Escrito, a ciência e a arte da biografia", de Castro e "A Arte da Biografia, como escrever histórias de vida", de Lira, farão o deleite dos leitores, principalmente os aficionados pelo gênero no qual ambos são craques.
No currículo, Ruy Castro traz obras fundamentais, entre elas, "Chega de Saudade, a história e as histórias da Bossa Nova", "Anjo Pornográfico, a vida de Nelson Rodrigues", "Estrela Solitária", biografia do jogador de futebol Garrincha, Carmen, biografia da "Pequena Notável ", Carmen Miranda, isso sem esquecer os perfis de Saudades do Século 20, Ela é Carioca e tantos outros títulos.
Lira Neto, outra fera das biografias, já escreveu e lançou Padre Cícero, Getúlio Vargas, em três volumes, a biografia do general Castello Branco, primeiro presidente militar alçado ao poder pelo Golpe de 1964, "Maysa, só numa multidão de amores", excelente e definitiva biografia da compositora e cantora Maysa. A obra mais recente é o livro sobre a história do empresário cearense Edson Queiroz.
Certamente, dois excelentes presentes que os leitores podem pedir e quem sabe ganhar no Natal. Mas, caso não seja presenteado, adquira os dois livros, afinal Ruy Castro e Lira Neto dispensam apresentações.
Humberto Oliveira