A Versátil, nos últimos três ou quatro anos, lançou vários títulos da coleção Essencial, entre eles, Federico Fellini, David Cronenberg, John Carpenter, Akira Kurosawa, Brian De Palma, Paul Thomas Anderson e mais recentemente Roman Polanski, Billy Wilder e Alfred Hitchcock, grandes nomes da história do cinema, no entanto, nenhum supera o box Ford Essencial que traz quatro clássicos de John Ford, com muito material extra.
Integram a caixa os longas "Rastros de Ódio", "No tempo das diligências", "O Homem que matou o facínora", todos protagonizados por John Wayne e ainda "Paixão dos Fortes", com Henry Fonda. São dois blu-rays contendo os longas e dois DVDs com o material extra devidamente legendado em português.
O responsável pela seleção dos filmes de Ford realmente acertou em cheio nas escolhas. Merece parabéns o curador Fernando Brito e sua equipe, pois capricharam nesta edição impecável, um item fundamental para fazer parte do acervo de qualquer cinéfilo, principalmente se for fã de John Ford.
Os filmes
Em "Rastros de Ódio", John Wayne é Ethan Edwards, um veterano da Guerra da Secessão, embarca numa jornada para resgatar as sobrinhas dos comanches. Simplesmente um dos maiores filmes de todos os tempos. Mas 17 anos antes, uma carruagem atravessou o caminho do jovem John Wayne. Trata-se de "No Tempo das diligências". Um grupo de pessoas viaja por hostil território indígena. Inspirando-se em "Bola de Sebo", de Guy de Maupassant, Ford reinventou o faroeste.
"O Homem que matou o facínora", Wayne divide o protagonismo com James Stewart na história do homem famoso por ter matado um fora da lei que aterrorizava uma cidadezinha, pois, no Velho Oeste, "quando a lenda vira um fato, publica-se a lenda". Por fim, mas não menos importante, "Paixão dos Fortes", com Henry Fonda e Victor Mature brilham nesta versão de Ford para uma das mais lendárias histórias do Velho Oeste: Wyatt Earp e seu duelo contra os Clantons em OK Corral em Tombstone, Arizona.