Vilhena tem aumento no número de casos de sífilis no município, diz Semus

Veja os sintomas e como prevenir.


Imagem de Capa

Vilhena tem aumento no número de casos de sífilis no município, diz Semus

Reprodução/Prefeitura de Vilhena

PUBLICIDADE

O número de casos de sífilis aumentou em Vilhena (RO) entre pessoas de 20 a 49 anos de idade. É o que diz a Divisão de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). De janeiro a agosto deste ano, 127 casos da doença foram registradas.

Além de Vilhena, a prefeitura de Porto Velho, capital do estado, também apontou para o aumento de casos na cidade.

O que é sífilis?

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). Ela é principalmente transmitida através de relações sexuais desprotegidas, enfatizando a importância do uso do preservativo, seja ele masculino ou feminino, em todas as atividades sexuais.

Além do contato sexual sem proteção, a sífilis adquirida pode ser disseminada de uma pessoa para outra por meio de sexo anal, vaginal ou oral sem o uso de preservativo. Esta infecção também pode ser transmitida por transfusão de sangue contaminado, bem como durante a gravidez e o parto, quando a mãe infectada pode passar a doença para o bebê.

Se não for tratada a tempo, a sífilis pode ter consequências graves, comprometendo o sistema nervoso central, o sistema cardiovascular e órgãos vitais, como olhos, pele e ossos. Portanto, o cuidado com a prevenção é a chave para manter uma vida saudável e segura.

Quais sintomas?

Segundo o Ministério da Saúde (MS), os sintomas podem se manifestar de forma sintomática ou assintomática, e os sinais variam de acordo com cada estágio da doença. Veja alguns dos sintomas.

  • Aparecimento de uma ferida única e não dolorosa;
  • Manchas no corpo (inclusive nas palmas das mãos e nas plantas dos pés);
  • Febre; 
  • Mal-estar; 
  • Aumento dos linfonodos;
  • Afetar o sistema nervoso central, os olhos, os ossos, o coração e a pele. 

Sem tratamento, alguns sintomas das fases iniciais podem sumir, o que não quer dizer que o paciente esteja curado. Seguindo sem tratamento, sífilis pode ser fatal.

Como se prevenir?

O uso de preservativo é o principal meio de proteção para evitar a infecções sexualmente transmissíveis. O uso de camisinha durante as relações diminui significativamente o risco de contrair a doença. Além disso, em caso de apresentar a doença, é fundamental começar o tratamento o quanto antes.     

Em casos de sintomas ou suspeitas, é recomendado que a pessoa procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para obter um diagnóstico. Se for positivo, de acordo com a prefeitura, o tratamento mais eficaz para combater a bactéria responsável pela doença é a administração de penicilina benzatina (benzetacil), que pode ser aplicada diretamente na UBS.

ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP E FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS

Redação SGC


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Qual tipo de evento cultural você prefere participar em Porto Velho?

Mais lidas de
Últimas notícias de