Brasil

Chuva de meteoros Perseidas pode ser vista em todo o país

Rondônia está entre os estados com baixa visibilidade do fenômeno. Manaus é uma das melhores cidades para ver.


Imagem de Capa

Chuva de meteoros Perseidas pode ser vista em todo o país

Reprodução/Antonio Bronic / Reuters

PUBLICIDADE

Está pronto para um espetáculo cósmico? É hora de preparar o olhar para o céu, porque a chuva de meteoros Perseidas está prestes a dar o ar da graça neste fim de semana. No último sábado (12) o fenômeno já foi observado, mas neste domingo (13) há possibilidade de avistar até 100 meteoros por hora.  

As condições para ver esse fenômeno estão favoráveis. A Lua estará se afastando da Terra, o que deixará o céu noturno em um tom idealmente escuro para destacar o desfile luminoso dos meteoros. A chuva de meteoros é prevista até o dia 24 de agosto, embora em menor intensidade.

As cidades de Manaus, Cuiabá e Belém estão entre as melhores para assistir à chuva de meteoros. Por outro lado, São Paulo e Curitiba podem não ser os melhores lugares, pois nuvens e chuvas podem atrapalhar um pouco a festa celestial.

Quer saber como fica a visibilidade no seu estado? Veja abaixo.

  • Visibilidade baixa: Acre, Maceió, Paraná, Pernambuco, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo
  • Visibilidade padrão: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Fortaleza, Brasília, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Mas, afinal, o que é essa chuva?

A chuva de meteoros Perseidas é como um presente vindo do cometa Swift-Tuttle. Esse cometa tem um núcleo de 26 quilômetros, mais do que o dobro do tamanho do objeto celeste que ocasionou o desaparecimento dos dinossauros.  

Após esse "espetáculo", não será possível ver esse cometa tão cedo novamente. Ele apareceu pela última vez em 1991 e a previsão é que retorne apenas em 2124.

Veja as fotos

Crédito: Antonio Bronic/REUTERS


Crédito: Petros Giannakouris/AP


Crédito: Florion Goga/REUTERS

ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP E FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS

Redação SGC

Mais lidas de Brasil
Últimas notícias de Brasil