Brasil

Perda de vegetação nativa no Brasil acelerou na última década, diz pesquisa

Dados são da MapBiomas. Veja os números e dados.


Imagem de Capa

Perda de vegetação nativa no Brasil acelerou na última década, diz pesquisa

Reprodução

PUBLICIDADE

A perda de vegetação nativa no Brasil teve um aumento significativo na última década, após a aprovação do Código Florestal Brasileiro. É o que diz uma pesquisa recente conduzida pelo MapBiomas. Essa análise foi baseada na mais recente coleção de dados de uso e cobertura da terra, abrangendo o período de 1985 a 2022 lançada na última semana. 

Os dados revelam uma perda alarmante de 96 milhões de hectares de vegetação nativa durante esse período, o que equivale a uma área 2,5 vezes maior que a Alemanha.

No contexto da Amazônia, uma região crítica para a biodiversidade global, foram convertidos para usos humanos, como cidades e atividades agropecuárias, cerca de 52 milhões de hectares, equivalente ao tamanho da França.

Outro ponto relevante é a situação das terras indígenas, que representam 13% do território nacional, mas abrigam 19% de toda a vegetação nativa do Brasil. Notavelmente, apenas 1% da perda de vegetação nativa nas últimas três décadas ocorreu nessas áreas.

Os dados também lançam luz sobre o bioma Pantanal, com informações sobre água e campos alagados. Em 1985, o Pantanal era composto por 47% de água e campos alagados; na última grande inundação, em 2018, essa proporção caiu para 36%, e em 2022, apenas 12% do bioma foi identificado como água e campos alagados.

ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP E FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS

Redação SGC

Mais lidas de Brasil
Últimas notícias de Brasil