Brasil

Mais de 90% do garimpo do Brasil é concentrado na Amazônia, diz MapBiomas

Além disso, quase dois terços da área garimpada em Terras Indígenas foi aberta nos últimos cinco anos.


Imagem de Capa

Equipamentos de garimpo destruídos pela PF em RO.

Divulgação/PF

PUBLICIDADE

A Amazônia Brasileira está enfrentando um sério problema relacionado ao garimpo, de acordo com os dados. Mais de 90% dessa atividade no Brasil ocorre nessa região. O crescimento do garimpo tem sido evidente nos últimos anos, com um aumento de 35 mil hectares em apenas um ano, o que é equivalente ao tamanho de uma cidade como Curitiba.

Os dados foram apresentados pelo MapBiomas, uma rede colaborativa composta por ONGs, universidades e empresas de tecnologia.

São esses números que indicam que a Amazônia concentrou quase a totalidade (92%) das áreas de garimpo em 2022. Além disso, aproximadamente 40,7% da área garimpada nesse bioma foi aberta nos últimos cinco anos.

O ouro é o principal recurso procurado pelos garimpeiros, representando 85,4% dos 263 mil hectares garimpados no Brasil. Muitas dessas atividades estão ocorrendo em áreas protegidas onde a mineração é ilegal, como:

  • Parques Nacionais do Jamanxin, do Rio Novo e da Amazônia, no Pará;
  • Estação Ecológica Juami Japurá, no Amazonas;
  • Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

As áreas de garimpo ilegal acabam se tornando uma ameaça à biodiversidade e ao meio ambiente. Essa ameaça tem crescido nas últimas décadas 

ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP E FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS

Redação SGC

Qual sua maior preocupação em relação à seca no rio Madeira nos próximos meses?

Mais lidas de Brasil
Últimas notícias de Brasil