Equipamentos de garimpo destruídos pela PF em RO.
Divulgação/PF
A Amazônia Brasileira está enfrentando um sério problema relacionado ao garimpo, de acordo com os dados. Mais de 90% dessa atividade no Brasil ocorre nessa região. O crescimento do garimpo tem sido evidente nos últimos anos, com um aumento de 35 mil hectares em apenas um ano, o que é equivalente ao tamanho de uma cidade como Curitiba.
Os dados foram apresentados pelo MapBiomas, uma rede colaborativa composta por ONGs, universidades e empresas de tecnologia.
São esses números que indicam que a Amazônia concentrou quase a totalidade (92%) das áreas de garimpo em 2022. Além disso, aproximadamente 40,7% da área garimpada nesse bioma foi aberta nos últimos cinco anos.
O ouro é o principal recurso procurado pelos garimpeiros, representando 85,4% dos 263 mil hectares garimpados no Brasil. Muitas dessas atividades estão ocorrendo em áreas protegidas onde a mineração é ilegal, como:
As áreas de garimpo ilegal acabam se tornando uma ameaça à biodiversidade e ao meio ambiente. Essa ameaça tem crescido nas últimas décadas
ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP E FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS
Redação SGC