Brasil

Mais de 1.400 motoristas são multados em megaoperação do Detran em SP

Operação do Detran aconteceu na última semana em todo o estado


Imagem de Capa

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) e a Polícia Militar (PM) realizaram 123 ações de fiscalização e educação para combater o consumo de álcool combinado com direção. As operações aconteceram em todas as regiões do estado, entre os dias 15 e 25 de setembro. Ao todo, 36.416 motoristas foram abordados.

A campanha fez parte da Semana Nacional de Trânsito (SNT). Segundo dados do Detran-SP, 1.295 motoristas foram multados por recusa ao teste de bafômetro e 96 por direção sob influência de álcool. Também foram registrados 18 crimes de trânsito — quando o condutor apresenta índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do bafômetro. No total, 1.409 motoristas foram autuados.

O órgão informa que tanto dirigir sob efeito de álcool — quando o teste do etilômetro aponta o índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido — quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, segundo os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro.

Operação Direção Segura Integrada

Com o objetivo de reduzir e prevenir os acidentes de trânsito causados pelo consumo de bebida alcoólica, o Detran-SP promoveu, de forma integrada com as polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, 35 inspeções da Operação Direção Segura Integrada durante a SNT.

No total, 27.497 veículos foram abordados nas ações em todo o estado, sendo 702 motoristas multados por recusa ao teste do etilômetro e 82 por direção sob influência de álcool. Nas inspeções, foram registrados 13 crimes de trânsito.

O Comando de Policiamento de Trânsito também promoveu 77 fiscalizações durante o período. Foram 8.919 testes do bafômetro realizados. Ao todo, 593 condutores e recusaram a soprar o medidor, 14 foram multados por direção sob efeito de álcool e cinco crimes de trânsito foram registrados.

Além dessas ações de fiscalização, outras 11 operações educativas — sem caráter punitivo — aconteceram em bares e restaurantes na capital paulista. Os agentes abordaram 310 pessoas ao todo.

ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP E FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS 

metrópoles


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Brasil
Últimas notícias de Brasil