Foto: Reprodução
O Rio Vermelho, que corta a Cidade de Goiás, cidade história e antiga capital goiana, quase transbordou. O município está em alerta máximo desde essa terça-feira (20/2). Com isso, o Hospital São Pedro, localizado às margens do rio, foi evacuado.
Os pacientes foram retirados da unidade de saúde, que é a principal da cidade e é usada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a prefeitura, o local possui quase 200 anos, e é referência em atendimento médico. As outras unidades de saúde são distantes do centro do município. A medida foi tomada em razão da previsão de fortes chuvas para os próximos dias.
Veja o vídeo:
⛈️Hospital é evacuado por causa das chuvas fortes pic.twitter.com/o1seFKdPFb
— Portal Diário (@PortalDirio1) February 21, 2024
Os pacientes foram distribuídos em outras unidades de saúde estadual. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, estão sendo organizado locais alternativos para atendimento dos pacientes em casos de emergências na Cidade de Goiás, especialmente, se o rio subir e interditar o funcionamento da unidade.
Hospital fica no prédio mais antigo do estado
A unidade de saúde é uma entidade beneficente conveniada com SUS e prefeitura. É o mais antigo do estado e seu prédio histórico está situado às margens do Rio Vermelho. As transferências estão sendo feitas para os municípios de Itaberaí, Nerópolis, São Luis dos montes Belos e Goiânia.
O trabalho integrado foi realizado com o apoio do Complexo Regulador Estadual e Unidades Centrais Samu.
De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) só nessa terça-feira (20/2), choveu 92mm na Cidade de Goiás, o equivalente a nove dias de precipitação regular.
metrópoles