Brasil

Rondônia é o quarto estado com os maiores índices de segurança alimentar do país, aponta IBGE

O estado lidera o ranking na Região Norte


Imagem de Capa

divulgação

PUBLICIDADE

Com 80% da população tendo acesso regular a alimentos de qualidade, Rondônia é o quarto estado brasileiro com maior índice de segurança alimentar, ficando atrás apenas dos estados da região sul do país.

Os dados são do Módulo Segurança Alimentar da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A análise foi feita em 2023 e divulgada na última semana.

Segundo o PNAD, 80% dos domicílios permanentes em Rondônia estão em situação de segurança alimentar, 15% com insegurança alimentar leve, 2,2% insegurança alimentar moderada e 2,9 com insegurança alimentar grave.

Rondônia foi o destaque do Norte, sendo o único da região acima da média nacional de segurança alimentar (74,2). O estado está atrás apenas de Santa Catarina (88,8%), Paraná (82,1%) e Rio Grande do Sul (81,3%).


De acordo com a pesquisa, houve um aumento de 9,1 pontos percentuais no cenário nacional se comparado com o último levantamento realizado pelo IBGE sobre o tema, em 2017-2018, que apontava 63,3% dos domicílios em situação de segurança alimentar. Apesar disso, o país não chegou ao patamar de 2013, nível máximo atingido no Brasil, quando 77,4% das famílias tinham acesso regular e permanente a alimentos.

Insegurança alimentar

A insegurança alimentar ocorre quando os moradores do domicílio não têm acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, conforme o Ministério da Saúde. Ela pode ser classificada da seguinte forma:

• Insegurança alimentar leve: quando há comprometimento da qualidade da alimentação em detrimento da manutenção da quantidade entendida como adequada;

• Insegurança alimentar moderada: ocorrem modificações nos padrões usuais da alimentação entre os adultos simultaneamente à restrição na quantidade de alimentos entre os mesmos;

• Insegurança alimentar grave: são caracterizados pela quebra do padrão usual da alimentação com comprometendo a qualidade e a redução da quantidade de alimentos de todos os membros da família, inclusive das crianças, podendo ainda incluir a experiência de fome.


portal sgc

Qual tipo de evento cultural você prefere participar em Porto Velho?

Mais lidas de Brasil
Últimas notícias de Brasil