Brasil

Rondônia registra 1,4% de tentativas de fraude em compras online

Os dados consolidados de 2023 mostram que a região norte registrou 8,1 milhões de pedidos


Imagem de Capa

Imagem ilustrativa

PUBLICIDADE

O Norte registrou 1,5% de tentativas de fraude em compras e em 2023. Conforme estudo, Rondônia, entre os sete estados do norte, aparece na quinta posição em número de pedidos, quantidade de tentativas de fraude, índice percentual de quantidade de tentativa de fraude e valor total após tentativas de fraudes. Os dados são do Mapa da Fraude, relatório da ClearSale, empresa referência em inteligência de dados e soluções antifraude em diversos segmentos.

Conforme o Mapa da Fraude, o Rondônia teve, durante o ano de 2023, um total de 903,3 mil de pedidos. Desses, 12,6 mil equivaleram a tentativas de fraude, um índice de 1,4%. As tentativas de fraude acarretaram em R$ 11,1 milhões de valor total. Em relação ao ticket médio das tentativas (referente ao valor por tentativa), o Estado foi o quinto da Região, em R$ 883,14, segundo ticket por tentativa de fraude.

De acordo com a pesquisa, o Pará registrou o maior número de pedidos e de tentativas de fraude na região Norte, enquanto o maior percentual de tentativas ficou com o Acre. Já o ticket médio mais elevado das tentativas de fraude foi registrado em Roraima, com R$1.167,65.

A partir do estudo feito da região norte, foi possível identificar que o meio de pagamento com maior número de pedidos foi o cartão de crédito (6,1 milhões), além de ter liderado em números absolutos de tentativas de fraude, com 95,4 mil, e em ticket médio mais elevado das tentativas de fraude, que foi de R$1.185,56. Já o Vale foi a forma de pagamento com maior percentual de tentativas de fraude em relação ao número de pedidos, com 2,3%.

O Mapa da Fraude apontou que os golpistas da região Norte do País operam principalmente através de Cadastros Novos + Falsa Entrega Errada e com Invasão de Cadastro (Account Takeover). As categorias que mais sofreram tentativas de fraude foram Celular (4,1%); Esportes (2,7%) e Beleza (2,4%).

Para o levantamento do Mapa da Fraude, a ClearSale considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que foram classificadas como suspeitas ou confirmadas.

Sobre a ClearSale

A ClearSale (CLSA3), com mais de duas décadas de experiência no combate às fraudes digitais, é referência em inteligência de dados e oferece um portfólio completo com soluções flexíveis e adaptáveis às necessidades individuais de cada negócio, composto por múltiplas camadas de proteção e antecipação de riscos em diversos setores, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas, telecomunicações, dentre outros.

Por meio da sua base de clientes, a ClearSale possui um robusto banco de dados que impulsiona um efeito de rede de proteção singular, sendo a empresa que melhor conhece o comportamento digital do consumidor brasileiro. Os especialistas em fraude da companhia lideram a gestão de riscos, dedicados a detectar padrões de ataques e implementar soluções tecnológicas com o mínimo de fricção para combater qualquer tipo de fraude.


Qual tipo de evento cultural você prefere participar em Porto Velho?

Mais lidas de Brasil
Últimas notícias de Brasil