CI do Senado aprova requerimentos para audiências pública em Rondônia e diligência na BR-364
Roque de Sá/Agência Senado
A Comissão de Infraestrutura (CI) aprovou nesta terça-feira (25) três requerimentos com pedidos de diligências externas no estado de Rondônia para verificar o andamento das obras na BR-364, no trecho que liga os municípios de Porto Velho a Vilhena, e discutir em audiências públicas com a sociedade a concessão da rodovia à iniciativa privada. O leilão de concessão ocorreu no dia 27 de fevereiro.
Dois dos requerimentos (REQ 15/2025 e REQ 16/2025) foram apresentados pelo senador Marcos Rogério (PL-RO), presidente da CI. Ele solicitou que os senadores possam verificar, presencialmente, o escoamento da produção de soja na capital rondoniense. Também quer fazer uma diligência nas obras do Expresso Porto, anel viário de Porto Velho, para monitorar o andamento dos trabalhos.
Além disso, o senador requereu a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal de Ji-Paraná, com a participação de prefeitos, vereadores, associações comerciais e câmaras de dirigentes lojistas, para debater a concessão da BR-364.
Já o terceiro requerimento (REQ 20/2025) é de autoria do senador Jaime Bagattoli (PL-RO). Ele sugere a participação dos senadores em audiências públicas nas Câmaras Municipais de Vilhena e Porto Velho, também sobre a concessão da BR-364.
O senador Sérgio Petecão (PL-AC) também solicitou a realização de uma audiência pública em Rio Branco, no Acre, e lamentou que o Estado de Rondônia e o Estado do Acre não tenham sido devidamente consultados no processo licitatório da BR-364.