Bebê nasce com 6,2 kg, quebra recorde em hospital e surpreende mãe
Reprodução
Maria José Mendes da Silva deu à luz um bebê a João Vitor, em Caratinga, Minas Gerais, na última quinta-feira (3) e o bebê impressionou pelo peso e tamanho. O menino nasceu com 6,266 kg e 59 cm, quebrando o recorde de maior bebê já nascido no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.
A surpresa foi grande para os profissionais da unidade, além da própria mãe, que revelou não saber que o filho seria tão grande.
João Vitor é o terceiro filho de Maria José e, assim como seus irmãos, nasceu com um peso acima da média nacional, que varia entre 2,5 kg e 4 kg.
O primeiro filho de Maria nasceu com 4,5 kg e o segundo com 4,9 kg, mas nenhum deles chegou ao peso impressionante de João Vitor.
O parto foi realizado por cesariana, conduzido pela médica Valdênia Gomes, com a equipe formada pela médica Laura P. Ferraz, a auxiliar Rosana Vieira, o anestesista Paulo Tostes e o pediatra Jonas Hintze Filho.
"Ao iniciar a cirurgia, sabíamos que seria um bebê grande, mas não imaginávamos que seria tão grande. Outra coisa que nos surpreendeu foi o peso da placenta, que chegou a 1,220 kg", comentou a médica Valdênia Gomes.
De acordo com o hospital, tanto a mãe quanto o bebê estão bem após o parto. A condição que levou João Vitor a nascer com esse tamanho é chamada macrossomia, caracterizada por bebês que pesam 4 kg ou mais ao nascer.
A macrossomia pode ser influenciada por fatores genéticos ou pela predisposição da gestante ao diabetes gestacional.
d24am