PL nega movimento para pautar anistia durante ausência de Hugo Motta
Reprodução
O Partido Liberal, de Jair Bolsonaro, nega que fará um movimento para pautar o projeto de lei da anistia durante viagem ao exterior do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Na segunda-feira (14), o partido protocolou pedido de tramitação em regime de urgência da proposta que concede o perdão aos condenados pelos atos criminosos de 8 de janeiro de 2023.
Com a ausência de Hugo, quem assume de maneira interina o comando da Casa Legislativa é o primeiro vice-presidente, Altineu Cortês (PL-RJ).
O parlamentar de oposição, no entanto, já se comprometeu com Hugo que só pautará proposições acordadas com o presidente da Câmara, o que não inclui a pauta da anistia.
Antes de protocolar o pedido de urgência, o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), avisou Hugo sobre o movimento.
O acordo é de que o tema só será tratado pela Mesa Diretora após a Páscoa, quando Hugo retorna ao país. O presidente quer tomar uma decisão sobre o tema até o final de abril.
A tendência hoje é de que ele submeta a proposta a uma comissão especial, para que seja alterada e discutida por deputados de direita e esquerda.
No momento, Hugo conta com o apoio da maior parte dos líderes partidários para não pautar a urgência do projeto no plenário da Câmara.
cnn brasil