Pix tem novas regras antifraude a partir desta terça. Veja o que muda
Reprodução
A partir desta terça-feira (1º/7), estão em vigor novas regras do Pix para a validação das chaves e checagem de dados de acordo com os registros da Receita Federal.
Entenda
Instituída pela Resolução BCB Nº 457, de março deste ano, a medida determina que bancos e instituições de pagamento informem, no momento da criação ou da modificação de chaves Pix, os nomes que constam nos cadastros da Receita.
De acordo com o Banco Central (BC), as novas regras abrangem todos os tipos de chaves Pix e têm como objetivo assegurar a veracidade das informações disponíveis na base de dados da autoridade monetária.
Com isso, em tese, o Pix não poderá ser utilizado para a prática de fraudes ou ações criminosas decorrentes de problemas cadastrais - como uso do CPF de pessoas que já morreram ou do CNPJ de empresas encerradas.
Checagem obrigatória
Ainda segundo o BC, o regulamento do Pix determina que os participantes do sistema de transferências e pagamentos instantâneos devem verificar se os nomes vinculados às chaves são divergentes daqueles que constam dos cadastros de pessoas físicas e jurídicas da Receita.
Até agora, a checagem dos nomes estava prevista no regulamento do Pix, mas não era obrigatória antes do registro.
A partir desta terça, na prática, uma chave Pix só poderá ser criada ou alterada caso o nome informado seja idêntico ao que está registrado na Receita Federal.
metropoles