Divulgação
Dois aviões, um Airbus A350 da Air France, e um Embraer E195-E2 quase colidiram durante uma manobra na pista de decolagem do Aeroporto Internacional de Guarulhos na noite desta quarta-feira, 6. As aeronaves não chegaram a se encostar, mas o piloto brasileiro se assustou com a situação.
Ele tinha sido liberado pela cabine de controle do aeroporto para manobrar e taxiar no terminal, mas o comandante que vinha logo atrás não deu espaço o suficiente e os dois aviões ficaram bem próximos, até que o brasileiro gritou no rádio "AirFrance, stop".
A cabine interveio e questionou se seria possível permitir que o AirFrance passasse na frente, mas o pedido foi prontamente negado.
"Ele está com a asa logo acima da cabine", disse o piloto da empresa brasileira.
Ambos manobravam para conseguir decolar e seguir viagem, na sequência. O voo da Azul tinha como destino Belo Horizonte, enquanto o voo da empresa francesa iria a Paris.
Devido à situação, os operadores na torre de comando pediram para que ambas as aeronaves ficassem paradas para que a equipe do aeroporto intervisse e resolvesse o problema criado.
"Ressalta-se que, a ocorrência se deu durante o taxi das aeronaves, quando as velocidades envolvidas são muito baixas, e que a ocorrência em nada afetou as operações no Aeroporto, que permaneceram regulares", disse a NAV Brasil, responsável pela administração dos voos em Guarulhos, ao Terra.
Ambas as decolagens sofreram atrasos e, segundo o posicionamento da Azul, sua aeronave precisou ser retirada, reposicionada em solo e reabastecida. Até a última atualização desta reportagem, a AirFrance não respondeu às solicitações do Terra.
terra