Portal SGC
O ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues afirmou que o Brasil vai apresentar ao mundo, durante a COP30, os resultados alcançados pela agricultura tropical regenerativa, que considera uma forte aliada no combate às mudanças climáticas.
A declaração foi dada em um evento promovido pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS) e pelo E-MUNDI, realizado no dia 27 de agosto, no galpão da Ação Cidadania, na Gamboa (RJ), que reuniu mídia nacional e internacional. O Portal SGC e o Diário da Amazônia estiveram entre os veículos convidados a acompanhar a programação.
Segundo Rodrigues, o Brasil apresentará um documento inédito mostrando o avanço tecnológico e sustentável da produção nacional. "Entre 1990 e hoje, a área plantada com grãos cresceu 116%, mas a produção aumentou 479%. Isso só foi possível porque usamos tecnologia para produzir mais em menos espaço", destacou.
O ex-ministro ressaltou que a experiência brasileira pode ser referência para outros países do cinturão tropical, como América Latina, África Subsaariana e Ásia, que possuem terras disponíveis, mas baixo nível tecnológico.
Além dos resultados, Rodrigues também destacou que o país vai reconhecer desafios internos, como o desmatamento ilegal, invasão de terras, garimpo clandestino e incêndios criminosos, reforçando que tais práticas precisam ser combatidas.
"Queremos mostrar ao mundo o que já fizemos, mas também convidar os países desenvolvidos a financiar a expansão desse processo no mundo tropical. O objetivo é enfrentar quatro grandes desafios globais: segurança alimentar, transformação energética, mudanças climáticas e desigualdade social", afirmou.
Para Rodrigues, a Embrapa é peça-chave na vitrine que o Brasil levará à COP30. "O foco não é outro: é ciência e tecnologia. Essa é a base da nossa sustentabilidade e do protagonismo que podemos ter", concluiu.
Veja o vídeo:
Taylor Cardoso - Portal SGC