Divulgação
Um jato Embraer Phenom 100 saiu da pista e acabou na grama ao pousar no Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro (RJ), na tarde desta quinta-feira, 4. O incidente fez com que a pista do terminal, voltado a operações executivas, fosse fechada e voos fossem redirecionados. Ninguém ficou ferido.
De acordo com a Pax Aeroportos, responsável pela operação do terminal, o jato, de matrícula PS-SZT, saiu da pista lateralmente após fazer o pouso, às 13h47. A aeronave saiu do Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, com destino ao Rio de Janeiro.
A parada na grama se deu próxima à cabeceira 21 do terminal carioca. Ainda de acordo com a concessionária, o Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III) foi acionado para fazer a investigação inicial do acidente, já esteve no local e liberou a aeronave para remoção.
Com o acidente, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) emitiu um Aviso aos Aeronavegantes (Notam) às 14h15, notificando o fechamento da pista e o bloqueio do espaço aéreo na região. A liberação está prevista para as 17h desta quinta-feira, podendo ser adiada.
A Pax Aeroportos informou, ainda, que por conta de danos na estrutura da aeronave, está sendo avaliada a melhor forma de remoção.
Por outro lado, as operações de helicóptero, incluindo aquelas que atendem plataformas de petróleo na Bacia de Santos, seguem em andamento no Aeroporto de Jacarepaguá.
Terra