Brasil

Bebida batizada com metanol: sobe para três o número de mortes suspeitas

Mais uma vítima foi confirmada em São Bernardo do Campo; exames são realizados para confirmar suspeitas


Imagem de Capa

Bebida batizada com metanol: sobe para três o número de mortes suspeitas

Reprodução Freepik

PUBLICIDADE

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Saúde, informou nesta segunda-feira (29) mais uma morte suspeita por ingestão de bebida alcoólica adulterada com metanol, a segunda na cidade.

Com isso, sobe para três o total de mortes suspeitas no estado - dois casos em SBC e um na capital.

A Secretaria de Saúde já havia confirmado uma morte no município de São Bernardo do Campo, anteriormente. O primeiro caso é de um homem de 58 anos que faleceu em 24 de setembro e foi atendido no Hospital de Urgência. Já o segundo caso, confirmado na manhã de hoje (29), trata-se de um homem de 45 anos que faleceu no último domingo (28) e foi atendido na rede particular.

Nos dois casos, os exames estão sendo realizados pelo IML (Instituto Médico Legal) para confirmar ou descartar a contaminação.

A Polícia Civil já havia confirmado uma morte na capital, na região da Mooca.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informa que monitora o cenário de intoxicação por metanol e, por meio do CCI-SP (Centro de Controle de Intoxicações), orientou os profissionais da rede municipal para reconhecimento de sinais e sintomas, visando diagnóstico e tratamento rápidos, assim como notificação dos casos suspeitos.

Ações da Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária do município de São Paulo atua em fiscalizações em comércios varejistas (restaurantes, bares, adegas, lanchonetes, entre outros) e distribuidores/atacadistas de bebidas. Segundo a Vigilância, de 22 a 26 de setembro, foram realizadas 43 inspeções, que resultaram em duas autuações, interdição de bebidas relacionadas aos casos, além do recolhimento pela polícia para perícia.

Sintomas

Os sintomas de intoxicação por metanol podem incluir ataxia, sedação, desinibição, dor abdominal, náuseas, vômitos, cefaleia, taquicardia, convulsões e visão turva, principalmente após ingestão de bebidas de procedência desconhecida.

À medida que a intoxicação progride, os sinais tornam-se mais alarmantes e específicos. Distúrbios visuais são um dos sintomas mais característicos, incluindo visão turva, dilatação das pupilas e, em casos graves, cegueira permanente devido aos danos no nervo óptico.

Em cenários mais críticos, a intoxicação pode resultar na morte do indivíduo. A rapidez no reconhecimento dos sintomas e na busca por assistência médica é fundamental para reverter os efeitos e salvar vidas.


cnnbrasil

Mais lidas de Brasil
Últimas notícias de Brasil