Vídeo mostra momento em que tornado atinge casa
Coordenadoria Regional da Defesa Civil/Divulgação
Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento em que um tornado atingiu uma casa em Dionísio Cerqueira, no Oeste de Santa Catarina.
Três municípios — Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes — foram afetados, com ocorrências de destelhamentos, quedas de árvores e danos em diversas residências.
A Defesa Civil de Santa Catarina informou que, embora a previsão inicial fosse de um ciclone extratropical, análises de radar, vistorias em campo e fotos dos estragos confirmaram os episódios. Os fenômenos tiveram curta duração, mas provocaram grandes estragos.
Em Dionísio Cerqueira, uma casa foi arrancada pela força do vento e pelo menos 60 residências ficaram danificadas. Além disso, uma escola, uma igreja e uma empresa de ônibus registraram danos. O município decretou situação de emergência. Cerca de 30 pessoas ficaram desalojadas e duas feridas.
Segundo informações da Defesa Civil, oito pessoas estavam dentro da casa quando o tornado acometeu o local.
Nas imagens é possível observar a força do vento levando objetos, árvores e destroços. A confirmação foi feita pelo coordenador regional da Defesa Civil.
Já as cidades de Xanxerê e Faxinal dos Guedes, nas margens da BR-282, registraram diversas quedas de árvores e o tombamento de um caminhão sobre a pista. As equipes do CBMSC atuaram por mais de 2 horas, utilizando motosserras e equipamentos especializados.
Tornados em 2025
Em 2025, Santa Catarina já registrou 15 tornados, sendo o maior número dos últimos anos. O estado está localizado na segunda região do mundo mais propícia à formação desse tipo de fenômeno, por ser uma área de encontro entre massas de ar frias e secas, vindas do sul, e quentes e úmidas, vindas do interior do continente.
De acordo com a Defesa Civil, essa combinação torna o ambiente altamente instável, favorecendo a formação de tempestades severas. Nos anos anteriores, foram contabilizados 9 tornados em 2023 e apenas 1 em 2024.
cnnbrasil