Brasil

Trump suspende tarifaço sobre café, banana, açaí e outros produtos brasileiros

A medida foi publicada nesta sexta-feira (14)


Imagem de Capa

Reprodução

PUBLICIDADE

O governo de Donald Trump anunciou a suspensão de parte das tarifas que haviam sido anunciadas em abril sobre diversos produtos agrícolas brasileiros, como café, cortes de carne bovina, açaí, tapioca, mandioca, castanha-do-pará e algumas frutas. 

A ordem executiva foi publicada nesta sexta-feira (14) e começou a valer para mercadorias e retiradas em armazém na última quinta-feira.  

Confira a lista de produtos que irão deixar de pagar tarifa:

  • Carnes bovinas e vísceras: carcaças, meias-carcaças, cortes frescos, resfriados, congelados, e vísceras em diversas formas de conservação;
  • Frutas e vegetais: tomate, jicama (espécie de batata de origem mexicana), fruta-pão, chuchu, broto de bambu, castanha-d’água, mandioca, inhame e taioba;
  • Nozes e castanhas: coco, castanha-do-pará, castanha de caju, castanha portuguesa, macadâmia, noz-de-cola, pinhões;
  • Bebidas e suplementos: suco de laranja, água de coco, suco de açaí, misturas com água de coco e preparações de açaí para bebidas;
  • Especiarias: café (torrado, não torrado e descafeinado), chá, mate, pimentas, baunilha, canela, noz-moscada, gengibre, açafrão.

As tarifas recíprocas foram anunciadas por Trump em abril deste ano, quando uma taxa mínima de 10% foi aplicada a todos os seus parceiros comerciais.

Ainda não está claro se as novas isenções se aplicarão aos 40% adicionais impostos por Trump sobre vários produtos brasileiros em julho.

A decisão foi tomada após análise de informações, recomendações e considerações sobre negociações comerciais e a demanda interna nos Estados Unidos.




Portal SGC

Mais lidas de Brasil
Últimas notícias de Brasil