Vídeo: Mulher morre após enxurrada arrastar veículo durante temporal
Conexão Hortolândia
Uma mulher morreu, após ser arrastada pela enxurrada causada pela chuva intensa que atingiu Hortolândia, no interior de São Paulo, neste domingo (23). Segundo a Defesa Civil, o caso ocorreu na Rua Bambina Ciconi Camilo, onde o volume de água provocou um ponto de alagamento e levou o veículo que acabou totalmente submerso.
Locais informaram às equipes responsáveis pelo atendimento da ocorrência que a vítima estava dentro do automóvel quando foi levada pela correnteza. A morte foi constatada ainda no local, quando a localizaram em um córrego.
Em nota, a Prefeitura de Hortolândia lamentou a morte da motorista cujo veículo foi arrastado pela enxurrada. Completou ainda que, quanto à intensidade da chuva, foi registrado um volume de 26 milímetros e que as equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal, SAMU, bombeiros e das Secretarias de Meio Ambiente, Mobilidade e Serviços Urbanos, estão trabalhando no atendimento de outras ocorrências.
"Para reduzir o acúmulo de água da chuva naquela região, é necessária uma obra estrutural no trecho sob a Rodovia SP-101 e sob a linha férrea que permita o melhor escoamento da água para as galeria pluviais, áreas de concessão estadual e federal respectivamente, há tratativas com ambas as esferas para melhorias na área. Em âmbito local, a Secretaria de Obras já contratou um projeto para reforma da ponte localizada sobre o córrego e a Secretaria de Serviços Urbanos realiza periodicamente a limpeza do local para evitar o acúmulo de lixo e eventual obstrução do trecho sob a Ponte." completa o órgão.
A Defesa Civil estadual informou à CNN que a cidade de Hortolândia foi atingida por ventos fortes e chuvas que causaram pontos de alagamento, destelhamentos e a queda de um muro.
Ocorrências em outros municípios
Em Cruzeiro, diversos pontos do Centro ficaram alagados, especialmente nas ruas Coronel José de Castro e Afonso Pena. Apesar dos transtornos, não há registro de feridos, desabrigados ou desalojados.
Na Sumaré, dois ocupantes de um carro foram resgatados após o veículo ficar inundado na Avenida Minasa, no Residencial Nossa Senhora de Fátima. Eles foram retirados em segurança, e as equipes seguem monitorando áreas de risco.
Em Itirapina, 16 pessoas ficaram desalojadas após a cidade registrar chuvas intensas com focos de alagamento, quedas de árvores e queda de muro.
Campinas registrou queda de árvores em diferentes bairros, como Benjamim Moiosi, Costa do Marfim, Luiz Ferreira da Silva, José Otávio de Camargo, Orlando de Oliveira, Índio Galdino Jesus dos Santos e Alameda das Violetas. Técnicos permanecem em campo realizando vistorias e avaliando os impactos da chuva.
Na região central de São Manuel, o temporal veio acompanhado de granizo, provocando destelhamentos, quedas de árvores, alagamentos e rompimento de cabos de alta tensão. A Defesa Civil contabiliza os danos e dá suporte aos moradores.
Já em Bragança Paulista, uma árvore de grande porte caiu sobre um carro estacionado na Rua Akidaban, na Vila Aparecida. Não houve feridos, e o local já passou por limpeza e liberação.
Conforme dados do Cemaden e do Inmet, Cruzeiro registrou os maiores acumulados de chuva no estado nas últimas 6 horas, com 48 mm, seguido por Águas de Lindóia (44 mm) e Bragança Paulista (41 mm). Em 24 horas, Cruzeiro também liderou com 50 mm.
cnnbrasil