Imagem ilustrativa
O ano de 2026 começará com a bandeira tarifária verde, confirmou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira, 23. Ou seja: desta forma, em janeiro não haverá custo extra nas contas de luz. Entenda!
Em nota, a Aneel explica que por mais o Brasil esteja passando por um período com chuvas abaixo da média histórica, houve manutenção do volume de chuvas e do nível de reservatórios das usinas em novembro e dezembro.
Por conta disso, "em janeiro de 2026 não será necessário despachar as usinas termelétricas na mesma quantidade do mês anterior, o que evita a cobrança de custos adicionais na conta de energia do consumidor", explicou a Agência.
O mecanismo de bandeiras tarifárias foi criado em 2025 para indicar o custo real da energia e, de acordo com o Governo Federal, gerou economia em juros evitados na ordem de 12,9 bilhões desde sua criação.
"Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, e o acionamento de fontes de geração", explicam.
Terra