Daiane Mendonça
O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) segue como um dos principais fatores de pressão sobre o orçamento dos brasileiros no início do ano. Um levantamento divulgado pela Serasa mostra que 47% dos proprietários de veículos ainda não sabem como irão pagar o imposto ou sequer pensaram no assunto.
De acordo com os dados da pesquisa, 38% dos entrevistados afirmam que o IPVA é o gasto que mais pesa na manutenção de um veículo. O estudo também aponta que 48% dos motoristas admitem já ter deixado o imposto atrasar em anos anteriores.
Outro dado relevante é que 88% dos participantes consideram o acúmulo de despesas típicas do começo do ano — como IPVA, IPTU e material escolar — muito estressante, o que contribui para dificuldades no planejamento financeiro.
Especialistas alertam que a ausência de organização orçamentária aumenta o risco de atrasos no pagamento, endividamento e parcelamentos sem planejamento adequado. A especialista em educação financeira da Serasa, Rafaela Alves, destaca que o parcelamento do IPVA pode ser uma alternativa, desde que adotado com cautela e estratégia, para evitar o acúmulo de dívidas ao longo do ano.
Vídeo:
Pedro Silva