Reprodução Instagram @edival_paulo
O monitor ambiental Edival Paulo conseguiu registrar o momento em que dois sapos machos estão acasalando simultaneamente com uma única fêmea. A cena foi filmada no Parque Estadual do Jurupará, no interior de São Paulo.
Nas redes sociais, internautas se surpreenderam com o vídeo, mas o comportamento não é desconhecido. As cenas de acasalamento como essa são comuns entre espécies do gênero Rhinella, conhecidas popularmente como sapos-cururus.
"Esse fenômeno é bola de ‘acasalamento de sapo’ e refere-se a um fenômeno comum na época de reprodução dos anfíbios anuros, onde múltiplos machos competem por uma única fêmea e formam um aglomerado em torno dela. O nome biológico para o abraço de acasalamento é amplexo", escreveu o monitor ambiental ao publicar o registro.
Além disso, não é raro que um sapo macho tente amplexar com outro macho porque ele nem sempre conseguem identificar corretamente com quem está interagindo. Ainda mais se o acasalamento for em ambientes escuros ou muito movimentados.
Outro fator é a "reprodução explosiva", característica de muitos anfíbios quando fica muitos indivíduos concentrados em poucas poças.
A competição pode ter consequências graves. Por exemplo, quando dois machos ficam em cima de uma fêmea, o peso deles pode fazer com que ela fique submersa e tenha dificuldade para respirar, podendo morrer afogada.
d24am