Brasil

SGC TV: UNIR encerra nesta semana inscrições do Processo Seletivo Especial 2026 com mais de 3 mil vagas

Seleção é destinada ao preenchimento de vagas ociosas em cursos de graduação presenciais da Universidade Federal de Rondônia


Imagem de Capa

UNIR

PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu o Processo Seletivo Especial para preenchimento de vagas ociosas em 2026, destinado a transferências, mudanças de cursos e ingresso de portadores de diploma. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo sistema http://psespecial.unir.br/, no período de 23 de dezembro de 2025 a 15 de janeiro de 2026, conforme o cronograma oficial.

O edital oferece 3.542 vagas distribuídas entre cursos presenciais de todos os oito campi da UNIR, com ingresso já no primeiro semestre de 2026. Podem participar estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino superior autorizadas pelo MEC, inclusive da própria UNIR, além de portadores de diploma que desejam cursar uma nova graduação.

O que são vagas ociosas? São vagas atualmente disponíveis nos cursos de graduação da UNIR, seja por não terem sido preenchidas ou por terem surgido após abandono, transferência, jubilação, falecimento ou desligamento de estudantes.

O PS Especial tem como objetivo preencher essas vagas por meio de três modalidades: transferência de outras instituições (externa), mudança de curso dentro da UNIR (interna) e ingresso de portadores de diploma.

O processo prevê três modalidades de ingresso:

Transferência externa: para estudantes de outras instituições que pretendem continuar o mesmo curso na UNIR;

Mudança de curso (interna): para estudantes da UNIR que desejam migrar para outro curso de área afim, conforme tabela de afinidades do edital;

Portadores de diploma: para graduados por instituições reconhecidas pelo MEC que desejam cursar nova graduação na UNIR.

Áreas afins - No PS Especial UNIR 2026, só é possível mudar de curso, pedir transferência ou ingressar como portador de diploma se o curso de origem for considerado "área afim" ao curso desejado, conforme o Anexo I do edital. Por exemplo, para concorrer a uma vaga em Direito, o candidato precisa vir de cursos como Ciências Políticas, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Direito, Administração, Economia ou Ciências Contábeis. Outros cursos, como Arqueologia, Filosofia, Letras-Libras e Química, aceitam candidatos de qualquer área/graduação.

Seleção - A seleção será feita pelo Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) ou Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), informado no ato da inscrição e calculado a partir do histórico escolar do candidato. Em caso de empate, serão aplicados critérios de renda, idade e, se necessário, sorteio.

O edital também reserva vagas específicas para o curso de Licenciatura em Educação do Campo, voltadas prioritariamente a candidatos vinculados a comunidades rurais e escolas do campo, conforme regras próprias.

As vagas por curso, campus e turno constam no Quadro de Vagas do edital, disponível para consulta completa no portal da UNIR, neste link.

Resultado e início das aulas - A homologação das inscrições está prevista para 19 de janeiro de 2026. O resultado final será publicado em 29 de janeiro de 2026, no portal de editais da UNIR (https://editais.unir.br/certame/exibir/674). As matrículas da primeira chamada ocorrerão de 31 de janeiro a 06 de fevereiro de 2026, também de forma on-line. E de acordo com o calendário acadêmico da UNIR, as aulas para os veteranos terão início em 23 de fevereiro de 2026.

De acordo com a Coordenadoria de Processo Seletivo Discente (CPSD) da UNIR, o PS Especial contempla diversos cursos ofertados nos campi da universidade. A coordenadora Aline Cristina reforça que os interessados devem ficar atentos ao prazo final de inscrições, que se encerra nesta semana.

A seleção integra as ações da UNIR voltadas à ocupação de vagas disponíveis e ao fortalecimento da formação acadêmica no estado.


Samara Santos


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Brasil veja mais
Últimas notícias de Brasil veja mais