As inscrições para a edição de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão abertas desde segunda-feira (19) e seguem até as 23h59 de sexta-feira (23), no horário de Brasília. O processo seletivo é a porta de entrada para cursos de graduação gratuitos em instituições públicas de ensino superior em todo o país.
A principal novidade desta edição é a consideração das notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): 2023, 2024 e 2025. O sistema selecionará automaticamente a melhor média ponderada do candidato entre os anos em que ele realizou a prova, desde que não tenha zerado a redação e não tenha participado como "treineiro".
O Sisu 2026 registra um recorde histórico, com a oferta de mais de 274,8 mil vagas distribuídas em 7.388 cursos de 136 instituições, localizadas em 587 municípios brasileiros. Desse total, mais de 73 mil vagas são para cursos de licenciaturas presenciais, cujos aprovados podem pleitear o benefício do programa Pé-de-Meia Licenciaturas, que oferece um incentivo financeiro mensal de R$ 1.050.
A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso. Nesta edição, haverá apenas uma etapa de inscrição, na qual os inscritos concorrerão às vagas disponíveis para o ano letivo completo (primeiro e segundo semestres de 2026). O preenchimento do cadastro socioeconômico é obrigatório.
O sistema contempla ações afirmativas conforme a Lei de Cotas e legislação posterior. No ato da inscrição, candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e oriundos integralmente da rede pública de ensino devem indicar as modalidades de reserva de vagas às quais desejam concorrer.
O resultado da chamada regular será divulgado em 29 de janeiro. Os selecionados deverão realizar a matrícula nas instituições a partir de 2 de fevereiro. Quem não for classificado nessa primeira fase poderá manifestar interesse na lista de espera entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro, pelo mesmo portal.
Fabiola Ariquemes I Gaveta Geral