A partir desta segunda-feira (26), a manobra de baliza não será mais obrigatória na prova prática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em cinco estados brasileiros. Essa mudança foi confirmada pelos Departamentos Estaduais de Trânsito do Amazonas, Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
A prova agora se concentrará apenas na condução do veículo em áreas urbanas, eliminando a necessidade de realizar a baliza. A nova avaliação terá um mínimo de dez minutos, durante os quais os candidatos deverão executar várias manobras, como conversões e estacionamento lateral.
Enquanto a baliza foi abolida em alguns estados, outros, como Acre, Bahia, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe, ainda exigem essa manobra. Cada Detran tem autonomia para definir suas próprias regras até que um novo Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular seja lançado.
A nova regulamentação também aumenta o limite de pontos permitidos durante o exame, de três para até dez, dependendo da gravidade das infrações. Além disso, a utilização de veículos automáticos já é permitida em alguns estados, como São Paulo.
Candidatos que não forem aprovados na primeira tentativa poderão refazer a prova sem limite de tentativas, com a opção de agendar uma nova avaliação no mesmo dia, sem cobrança adicional.
Para mais informações sobre as novas regras em Rondônia, é recomendável que os candidatos consultem o site https://www.detran.ro.gov.br/
Portal SGC