Brasil

Petrobras anuncia redução de 5,2% no preço da gasolina para distribuidoras

Queda no valor de refinaria, em vigor a partir de hoje, nem sempre se reflete imediatamente no preço final ao consumidor. Diesel não terá alteração.


Imagem de Capa

Foto de engin akyurt na Unsplash

Instagram Facebook Youtube Twitter

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS
PUBLICIDADE

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira, 26 de janeiro, uma redução de 5,2% no preço da gasolina tipo A vendida às distribuidoras. O novo valor médio, de R$ 2,57 por litro, entrou em vigor nesta terça-feira, 27.

A mudança representa uma queda de 14 centavos por litro no preço de refinaria. A gasolina A é o combustível puro que, após ser adquirido pelas distribuidoras, recebe a adição de etanol anidro antes de ser comercializado nos postos.

De acordo com a estatal, desde dezembro de 2022, a gasolina acumula uma redução total de R$ 0,50 por litro, o que representa um recuo de 26,9% no período, já descontada a inflação. O último reajuste havia ocorrido em outubro de 2025, com uma queda de 4,9%.

A empresa informou que o preço do diesel não sofrerá alteração neste momento. Segundo a Petrobras, o diesel acumula uma redução de 36,3% desde dezembro de 2022, também considerada a inflação.

A redução no preço de refinaria é um fator que pode influenciar a inflação, uma vez que os combustíveis têm peso significativo no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No entanto, o valor final pago pelo consumidor nos postos depende de outros componentes, como impostos estaduais e federais, custos de distribuição e logística, margem de lucro dos revendedores e o preço do etanol adicionado.

Fabíola Kopp - Portal SGC

Mais lidas de Brasil veja mais
Últimas notícias de Brasil veja mais