Brasil

Política & Murupi

Confira a coluna


Imagem de Capa

Instagram Facebook Youtube Twitter

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS
PUBLICIDADE

1.1- Nada é como tudo em matéria de principalmente

"De onde menos se espera é de onde nada sai mesmo", disse Zé de Nana quando contei que Sêo Fraquinho botaria curto na supimpa corte, o STF. "Uómi" começou dando um passa moleque na FAB usando a GOL, sem segurança e avisando que iria criar um tal de Código de Conduta. Fui ao filósofo Hemetério de Jacobina: "Vai ser código escrito, carimbado e registrado em cartório?". Sêo Fraquinho lançou a sua plataforma presidencial e antes que alguém pudesse reclamar picou a mula de férias porque ninguém é de ferro para encarar o trampo sem uma folguinha. Ocorre que o universo conspirou - oh universo duma figa! - e aí sem mais já veio Lulinha, Moraes, Master e - cruzes! - Toffoli. Primeiro dia do ano e já bateu o desespero: "Oh Deus, e agora com esta taça de champanhe pelo meio?". Ainda sob os eflúvios, ele soltou a nota em que diz que o STF é o ó do borogodó, e # partiu São José da Costa Rica. Não sei se já voltou ou se de lá mesmo saiu-se com outra: "Não vou cruzar os braços, doa a quem doer". Deixa dilso, para com ilso... Ora se ele agiu para livrar Lula da cana vai agora complicar a vida de seus parças do STF? Nenão?

1.2- Nikolas, o fenômeno

É jovem mas tem a esperteza das raposas mineiras, os ensinamentos de Olavo de Carvalho, incrível comunicação pelas redes sociais, ora é temido e ora é respeitado pelos adversários e um caminhão de votos. Nikolas diz que foi por inspiração divina a caminhada de Paracatu MG a Brasília, que se transformava em catarse por onde ele passava. Descrever a caminhada é impossível, mas as várias faces estão nas redes sociais. Domingo sob um dilúvio ele chegou à Praça do Cruzeiro em Brasília e de repente um raio caiu sobre os apoiadores que não arredaram o pé durante a borrasca, para vê-lo e ouvi-lo. Por sorte ou milagre, nenhuma morte. Mas no Brasil polarizado, raio virou algo sobrenatural. Intervenção divina. Para a direita, Deus mostrava a luta do "Davi de Paracatu" contra o gigante do STF de 11 cabeças. Para a esquerda foi irresponsabilidade e pecado por usar o nome de Deus, mas o que vi foi um momento de democracia em estado puro: povo na rua manifestando sua vontade de acordar o Brasil que até no hino está deitado em berço esplêndido.

1.3- The day after ou caso prefiram, a ressaca cívica

Segunda próxima, parlamentares que estiveram ou viram Nikolas na "Caminhada pela Liberdade" irão enfrentar outra caminhada difícil pelos corredores da Câmara e do Senado para reconectar o Congresso com o povo. Contudo há um deserto entre os chefetes das Mesas Diretoras e o chão onde pisa a plebe rude dos que de fato deveriam decidir o destino do povo. Acho que Alcolumbre e Mota não devem crer no que seus olhos viram. Não será fácil vencer a barreira para derrubar o veto do Executivo consorciado com o Judiciário, nem montar CPIS e votar a anistia. Na mesma segunda, mães estarão noutra caminhada também difícil. A dúvida entre comprar comida ou remédio, em ir trabalhar e deixar filhos sozinhos. Empresários estarão aflitos com o arrocho fiscal, o cidadão estará preocupado com a violência do dia a dia e os policiais preocupados com a tarefa de enfrentar de igual para igual o bandido que tem um arsenal maior que o seu e a lei favorável. Precisamos entender que não é preciso caminhar 240 km, mas acordar, não temer e fazer cada um sua parte, ou seguramente, "tudo será como d’antes no Quartel de Abrantes".

1.4- O Boca de Sovaco mamando no Master


Não bastassem as relações espúrias do tamborete que chamam de Banco Master com a roubalheira do INSS arrombando a porta do STF, com o filho "duómi", Toffoli, Moraes e o escritório matrimonial (seria patrimonial?), os bam-bam-bans da Faria Lima, Güido Manteiga, Jacques Wagner, Ibaneis e chegou a vez do Levandowiskey que manteve um contrato de prestação de serviços (advocatícios?) no período em que o "Boca de Sovaco" atuava como Ministro da Justiça e Segurança Pública e que lhe rendeu a bagatela de cerca de R$ 6,5 milhões brutos e dos quais R$ 5,25 milhões após a ida dele para o Ministério. Já se sabe que o Vorcaro ou seu mentor pagaram para receber segurança, mas não cumpriram o trato. Esta é a notícia de hoje até a nova enxadada. E se você acha que vai isto vai dar em prisão, detenção, devolução, disse o Zé de Nana, "acalme seu coração: vai dar nada não mermão!"

1.5- O pedágio está valendo. E agora José?








Imaginem um casal descobrir ao final de nove meses, quando o rebento está ali, na hora de cortar o umbigo que não quer mais. O que fazer? Não dá para empurrar de volta para a barriga da mãe. O pedágio da BR 364 é o filho bastardo que teremos de criar. Como estão dizendo por aí nas bocas de fumo, "Chuta quem pariu".  

Léo Ladeia


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Brasil veja mais
Últimas notícias de Brasil veja mais