Repercurtiu nas redes sociais um vídeo que mostra um casal em uma motocicleta conduzindo um cachorro pela coleira, em Santos, no litoral de São Paulo. O caso é investigado pela Polícia Civil.
Na gravação, é possível perceber que o cachorro é levado ao lado da motocicleta, andado e sendo puxado pela coleira. Enquanto o casal trafegava na moto sem mostra preocupação com a situação.
Segundo a Polícia Civil, a qualidade da imagem e o fato de a placa do veículo estar amassada têm dificultado a identificação dos autores.
Nas redes sociais, o vídeo gerou polêmica entre os internautas: "Fazer uma caminhada traz muitos benefícios, viu, casal?!", escreve um. "O dog é quem deveria puxar vocês e sair arrastando pela cidade, igual estão fazendo com ele. Se soubesse a força que tem, derrubaria essa moto facilmente. Que dó desse animal", disse outro.
O inciso IX do artigo 300 do Código de Posturas de Santos estabelece que é proibido "conduzir animais presos a veículos, motorizados ou não, por meio de cordas, coleiras, correntes ou quaisquer outros meios, independente de finalidade".
A legislação prevê que o animal submetido a maus-tratos ou atos de crueldade poderá ser recolhido. Os envolvidos podem pagar multa de R$ 1.500 a R$ 10 mil.
D24am