Três adolescentes foram apreendidos por guardas municipais de Itajaí, na noite de quinta-feira (12), no Litoral Norte de Santa Catarina, suspeitos de praticarem maus-tratos contra um cão.
A ocorrência foi atendida por uma equipe da Guarda Ambiental após denúncias de moradores do bairro Cordeiros, onde o crime aconteceu.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Itajaí, testemunhas relataram que quatro menores teriam jogado o animal no rio, e, posteriormente, levado o cão até um prédio abandonado, onde o teriam arremessado do alto da edificação.
O animal foi encontrado pelos agentes já sem vida.
Ainda segundo o órgão, apenas três dos adolescentes foram localizados e encaminhados à autoridade policial.
A CNN Brasil entrou em contato com a Polícia Civil e a Polícia Militar de Santa Catarina para saber mais detalhes sobre o caso e aguarda retorno.
Maus-tratos a animais: caso Orelha
O caso mais recente envolvendo maus-tratos a animais foi registrado no começo de janeiro, também em Santa Catarina, na região de Florianópolis. O incidente envolve o Cão Orelha, cão comunitário que morreu em decorrência das agressões feitas por um grupo de adolescentes.
A apuração também incluiu uma tentativa de afogamento contra um segundo cachorro, chamado Caramelo, que conseguiu escapar.
No começo de fevereiro, a Polícia Civil do Estado concluiu o inquérito em que apurava o caso e solicitou à Justiça a internação de um menor, medida socioeducativa equivalente à prisão de adultos.
A morte do Cão Orelha causou começou nacional e abriu um novo debate sobre a apreensão de adolescentes nestes casos, já que o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) não prevê a internação de menores por atos infracionais relacionados à violência contra animais.
cnnbrasil