Diário da Amazônia

JI-PARANÁ: Católicos celebram o Dia do Motorista com missa e carreata

"O evento aconteceu no último domingo na região do segundo distrito"


Imagem de Capa

A imagem do padroeiro saindo da paróquia São José

Reprodução/Rede TV!

PUBLICIDADE

A igreja Católica, em Ji-Paraná, celebrou na manhã do último domingo (31) Dia do Motorista, que tem como padroeiro São Cristóvão. Entre as homenagens, a realização da Santa Missa na igreja São José e a tradicional carreata pelas principais vias do segundo distrito do município com automóveis, caminhões e ônibus. De acordo com a organização, mais de 300 motoristas se fizeram presentes.

De acordo com o padre da paróquia Matriz de São José, João Mendonça, este ano, em decorrência de outras atividades inadiáveis, foi preciso a antecipação das comemorações de São Cristóvão, que é lembrado sempre em 25 de julho. Logo, pela manhã, às 7 horas, teve início a missa com o recinto tomado pelo público. Para José Alberto Fazolo, coordenação do Terço dos Homens, sempre é muito prazeroso participar do Dia do Motorista, especialmente, pelo fato da comunidade participar ativamente desse evento, mantendo a tradição. Para o padre João Mendonça "a benção de São Cristóvão sempre ajuda a nos proteger nas vias públicas, seja na cidade ou nas estradas", afirmou.

Eucatur

Diversas empresas levaram seus veículos para as bênçãos na carreata de São Cristóvão, no domingo, em frente da paróquia São José. Entre elas, a empresa Eucatur com diversos ônibus e algumas unidades da nova frota. A Eucatur, tradicionalmente, participa da carreata do padroeiro dos motoristas. Maria de Fátima, membro da comunidade lembrou que a presença da empresa já é uma tradição de décadas e que sempre que preciso viajar dentro e fora do Estado pela a Eucatur.

Vários de ônibus da Eucatur presentes na carreata de São Cristóvão em Ji-Paraná

São Cristóvão

No dia 25 de julho é comemorado o Dia do Motorista. Este foi o dia escolhido por ser a data dedicada a São Cristóvão, santo padroeiro dos motoristas. No dia 21 de outubro de 1968, através do Decreto nº 63.461, o Dia do Motorista foi instituído em nosso país. Protetor não só dos motoristas, mas também dos viajantes, acredita-se que São Cristóvão tenha vivido na Síria e sofrido o martírio no século III. Seu nome, "Cristóvão", significa "aquele que carrega Cristo" ou "portador de Cristo". (portoweb)


J.Nogueira

Mais lidas de Diário da Amazônia
Últimas notícias de Diário da Amazônia