Diário da Amazônia

O DIA NA HISTÓRIA

2.5.2024 - BOM DIA!


Imagem de Capa

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

RONDÔNIA

1929 - O tenente Aluízio Ferreira é nomeado comandante do Contingente Regional anexo à Comissão de Linhas Telegráficas com sede em Santo Antônio (MT)

1943 - A Fundação Sesp orienta a quem tenha área urbana em locais com passagens de igarapés ou riachos, que protejam as margens e evitam empoçamento de água que se transformem em ninhos de malária.

1946 - A Cooperativa dos Seringalistas do Guaporé é comunicada que o Banco de Crédito da Amazônia, está instalando a Carteira Agropecuária, para incentivar a criação de gado nos seringais.

1976 - O colunista Simeão Tavernard convoca o torcedor: neste domingo farão uma apresentação no Aluizão os bicampeões mundiais Garrincha, Djalma Santos, Belini e Nílton Santos.

1983 - O PMDB vai ao Judiciário contra o governador Jorge Teixeira, pela nomeação dos 7 conselheiros para o Tribunal de Contas. Para o líder Tomás Correia só 3 seriam suficientes "pela falta do que fazer".

1991 - "O que o homem do campo quer, para comemorar o Dia do Trabalho, é a regularização de seu lote, incentivo à produção e linhas de crédito", cobrou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Silvernani Santos.

HOJE É

Dia Nacional da Ética.

Dia Mundial de Combate à Asma.

Dia Nacional do Combate ao Assédio Moral.

Dia Nacional do Ex-combatente.

Dia Mundial do Atum.

Católicos reverenciam Santa Mafalda, Santo Atanásio, 

BRASIL 

1500 — A nau de Gaspar de Lemos retorna a Portugal com a notícia do descobrimento do Brasil.

1909 - Nasce Ataulfo Alves (+ 1969) cantor e compositor . 

MUNDO

1968 — França: início da rebelião estudantil de Maio de 1968 (O ano que n]ao acabou").

1519 - Morre Leonardo da Vinci (n. 1542), autor de Homem Vitruviano, quadro "Última Ceia", etc. 

FOTO DO DIA


MODA COMO DITA A MODA

Em seu livro "A Cidade que não existe mais" (Santo Antônio do Madeira), Júlio Olivar publica fotos de moradores "à moda europeia’, a chamada "elite social". 

Que se danassem o calor, a excessiva poeira ou o lamaçal, etc. O importante era manter a pose e a elegância para os padrões da época. 

Comerciantes (o termo "empresário" não era usado), funcionários da EFMM ou de órgãos federais, seringalistas, viajantes, médicos, advogados e outros ponteavam por ali, alguns, com certeza, como diz o velho ditado "comendo peixe frito e arrotando caviar". 

Em 1948 Guajará-Mirim ganhou um ponto de encontro urbano, o "Cliper do Pascoal", como em Porto Velho, onde existiam 2 clíperes, os assuntos eram o preço da borracha, as novidades que chegavam pela Madeira-Mamoré, a política.

No tempo da eleição o grupo era diviido em dois, os "cutubas" e os "peles- curtas", mas 3 meses depois do pleito as amizades voltavam, até a próxima eleição. 

Foto, Esq/Dir: Raimundo Cunha, Graciliano Maia, Nagib, Ary Covas (de pé, atrás) Setembrino Lobato, Carlos Souza, Elias Helou e Emílio Santiago, no cliper do Pascoal.

Lúcio Albuquerque


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Qual tipo de evento cultural você prefere participar em Porto Velho?

Mais lidas de Diário da Amazônia
Últimas notícias de Diário da Amazônia