Foto: Reprodução
Meditar é uma forma efetiva de adentrar no mundo interior e não há necessidade de nenhum ritual específico ou particular. É preciso apenas sentar com uma postura segura e relaxada e manter a respiração profunda e lenta. Quanto mais calma a respiração, melhor. Por meio da meditação pode-se refletir também sobre alguma situação específica, visualizando possíveis alternativas e até mesmo, manter calmo o fluxo do pensamento. Na tradição oriental, a mente pode ser vista como um cavalo selvagem que, ao ser domado, proporciona jornadas de grandes realizações. Domar a mente é tarefa obrigatória para todo aprendiz.
Quem medita para se melhorar, aprimora também o mundo, pois este é uma construção coletiva formada por diferentes indivíduos. Pessoas boas e nobres tornam a sociedade melhor. Por outro lado, se a quantidade de pessoas ruins superar a das boas, a sociedade será caracterizada pela falha moral e pela corrupção. É vital buscar a organização e o entendimento do mundo interior para que o ser se expresse de modo correto na existência. Apenas com o devido conhecimento e ajustes de valores, crenças e princípios superiores que torna a vida produtiva e útil.
Não se vender ao ego, ao orgulho, a vaidade representa aspecto primário para o avanço sobre o charco da matéria. Assim, a luz pessoal deve brilhar, principalmente para a ajuda maior. Quem se predispõe a ajudar os necessitados, sempre haverá uma mão amiga, um pensamento afirmativo, um suspiro de esperança, pois o universo conspira a favor dos bons. Deus não abandona seus filhos, pois é um Pai de bondade, misericórdia e amor.
Paulo Hayashi Jr