Diário da Amazônia

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 7 DE MAIO 2025


Imagem de Capa

Lúcio Albuquerque

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

RONDÔNIA

1953 - Porto Velho entra na rota internacional de voo: O Loide Aéreo Boliviano fará escala em Porto Velho, na linha La Paz/Manaus/La Paz, para cargas e passageiros.

1976 - O ministro Quandt de Oliveira diz ao governador Humberto Guedes que até março (de 1977) Rondônia receberá sinal direto de TV - o que acontece em 1978, na abertura da Copa da Argentina.

1983 - O deputado Cloter Mota (PMDB) admite: atrasou propositalmente a entrega de seu relatório da "Comissão A - na elaboração da Constituição estadual".

1985 - Ao falar sobre o seu substituto, o governador Jorge Teixeira, foi bem claro: "O (Angelo) Angelin é meu amigo e tenho por ele grande respeito".

1985 - O Posto Telegráfico instalado pelo Marechal Rondon em Ji-Paraná, recuperado pelo Beron, agora é o "Museu de Comunicação de Rondônia".

1988 - O desembargador (TJ/RO) Cesar Montenegro, autor de vários livros como o "Dicionário de Prática Processual Civil", vai encerrar a I Semana de Estudos Jurídicos da UNIR, com o tema "O juiz e a função jurisdicional".

7 - 1991 - Em ofício enviado ao Ministério da Justiça, o governador Osvaldo Piana cobra o respeito do Governo federal à Constituição de 1988 sobre à Ponta do Abunã.

HOJE É

Dia do Oftalmologista,

Dia do Silêncio,

Dia Mundial da Espondilite Anquilosante,

Dia Internacional da Luta contra a Endometriose

Católicos celebram Santa Domitila (ortodoxos gregos dia 12), Sana Rosa Venerini,

BRASIL

1927 - Fundação da Varig (fim em 2010) - Viação Aérea Rio-grandense.

MUNDO

1824 — Estreia mundial da Nona Sinfonia de Beethoven em Viena, Áustria.

FOTO DO DIA


Um dos postos telegráficos instalados em Rondônia por Candido Rondon, durante a implantação da linha telegráfica estratégica (1907/09), foi o de Presidente Pena (depois Vila Rondônia e em 1977 Ji-Paraná), mas a estação ficou abandonada durante algum tempo.

Em cada um dos postos telegráficos da faixa sul da BR-364 - aberta 50 anos depois, surgiriam, tendo como base urbana os postos, as cidades de Vilhena, Presidente Médici, Ji-Paraná, Jaru, Ariquemes, Candeias.

Com apoio do Banco do Estado de Rondônia, em 1985, a estação jiparanaense foi praticamente reconstruída, mantendo-se as características iniciais, passando depois a ser identificada como "Museu de Comunicação de Rondônia.

O então presidente do Beron, Paulo Saldanha lembra da importância do apoio da diretora de Cultura do Estado Yeda Borzacov e do secretário Vitor Hugo, para a recuperação da velha estação.

A obra ficou em torno de 2 a 3 milhões de cruzeiros. Atualmente a administração do museu é de responsabilidade da prefeitura de Ji-Paraná.

Lúcio Albuquerque

Mais lidas de Diário da Amazônia
Últimas notícias de Diário da Amazônia