Foto: Reprodução
Um dos grandes nomes do teatro baiano, Harildo Déda morreu aos 83 anos, em Salvador, devido a uma falência múltipla dos órgãos. O ator e diretor estava internado no Hospital Português, em Salvador. A informação foi confirmada por Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), nesta terça-feira (19/9).
O artista será homenageado no Teatro Martim Gonçalves, da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba), nesta terça-feira (19/9), e o corpo, posteriormente, será levado a Sergipe, local de nascimento do ator, onde será enterrado.
Fernando Guerreira, em nota, prestou uma homenagem a Harildo Déda. "Mestre Harildo agora é memória viva, presente, preservada em cada aluno, em cada aluna, que levarão para sempre a sua sublime generosidade e entrega ao trabalho de esculpir vidas. Viva Harildo Deda", declarou.
Ao longo de sua carreira, Heraldo Déda atuou em cerca de 70 peças e dirigiu mais de 20 e foi mestre de grandes artistas, como Vladimir Brichta, Marcelo Flores e Alethea Novaes.
Além do teatro, Déda esteve em sucessos da TV, como O Pagador de Promessas, Dona Flor e Seus Dois Maridos e Carga Pesada, além de filmes famosos, como Central do Brasil e Cidade Baixa.
ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP E FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS
Metrópoles