Amazônia

Imagens aéreas mostram Ponta Negra antes e depois da seca; veja o vídeo

O vídeo mostra o pouso de um avião na capital no período de cheia e agora com a redução do volume de água


Imagem de Capa

Imagens aéreas mostram Ponta Negra antes e depois da seca;

Reprodução

PUBLICIDADE

Repercutiu nas redes sociais um vídeo que mostram o "antes e depois" do Rio Negro, em Manaus, ilustrando o nível crítico da seca que atinge o estado. O rio está marcando 12,11 metros, sendo o menor nível registrado nos últimos 122 anos.

O perfil no Instagram @pousos_e_decolagens, administrado pelo criador de conteúdo Marcelo Dias, mostra o pouso de um avião na capital no período de cheia e agora com a redução do volume de água.

No vídeo, é possível observar a praia da Ponta Negra. Antes, não era tão visível enxergar o outro lado do rio e agora já surgem os bancos de areia extensos.

"Em 4 de outubro, o Rio Negro atingiu sua mínima histórica: 12,66 metros. Desde então, o nível continua baixando. Cerca de 750 mil pessoas estão sendo afetadas diretamente pela seca, e diversas comunidades do Amazonas já enfrentam estado de emergência. Com os rios tão rasos, comunidades que dependem do transporte fluvial podem ficar completamente isoladas", relatou Marcelo na legenda do vídeo.

Recentemente, a plataforma do Brasil Mais mostrou também o contraste do Arquipélago de Anavilhanas no Rio Negro e o Solimões em Tabatinga. 

Em apenas dois meses, o Arquipélago de Anavilhanas, no município de Novo Airão (a 115 quilômetros a noroeste de Manaus) mudou a paisagem vista do espaço por satélites, ao expandir o volume das praias e bancos de areia com a nova vazante recorde do Rio Negro, cenário repetido no Solimões, cuja leito em alguns trechos ficou acima do nível da água.

Veja o vídeo: 





D24am

Qual sua maior preocupação em relação à seca no rio Madeira nos próximos meses?

Mais lidas de Amazônia
Últimas notícias de Amazônia