Amazonas

Câmara Municipal de Manaus define nova composição das comissões permanentes

O presidente da Casa, David Reis, destacou critérios técnicos na escolha de líderes


Imagem de Capa

David Reis durante sessão plenária

Eder França e Cleiton Silva - CMM

PUBLICIDADE

Nesta terça-feira (11), os 41 vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) reuniram-se em sessão plenária para definir a nova organização das comissões permanentes da Casa. Localizada na Avenida Padre Agostinho Caballero Martin, no bairro Santo Antônio, zona Oeste da capital, a CMM aprovou mudanças na composição de todos os 21 grupos de trabalho.

O presidente da Casa, David Reis (Avante), conduziu os trabalhos e destacou a importância do processo para a estruturação das atividades legislativas. "Avançamos na definição dos presidentes, vice-presidentes e membros das comissões. Amanhã daremos prosseguimento com a escolha dos suplentes, faremos a leitura e publicação no Diário Oficial", afirmou Reis.

As comissões são formadas por vereadores com representação proporcional às bancadas partidárias, conforme estabelece o Regimento Interno da CMM. Partidos com mais de uma cadeira tiveram prioridade na indicação de representantes, e cada parlamentar pode integrar até seis comissões, com um mínimo obrigatório de duas.

Entre as principais comissões permanentes, destacam-se a 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação, presidida por Gilmar Nascimento (Avante); a 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento, sob a liderança de Marcelo Serafim (PSB); e a 6ª Comissão de Saúde, comandada por Rosivaldo Cordovil (PSDB). A 22ª Comissão de Segurança Pública Municipal será presidida pelo coronel Rosses (PL), enquanto a 18ª Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher terá à frente a vereadora Profª Jacqueline (União).

"Um membro titular de uma comissão tem a oportunidade de relatar projetos de lei voltados para a pasta da qual é responsável", explicou o vereador Sérgio Baré (PRD), membro titular da Comissão de Saúde (Comsau). O presidente da CMM ressaltou que a escolha dos presidentes das comissões seguiu critérios técnicos, sem influência de alinhamentos partidários. "O critério é técnico, ninguém leva questões partidárias para essa definição. O coronel Rosses tem toda a técnica, a experiência, ele é do ramo. Não vejo nenhuma controvérsia nisso. Pelo contrário, a comissão estará muito bem presidida", explicou.

A lista completa das comissões e seus integrantes será divulgada nesta quarta-feira (12) e publicada no Diário Oficial do Legislativo Municipal. O processo de reorganização das comissões marca o início de um novo ciclo de trabalho na CMM, com foco na estruturação das atividades parlamentares para o ano de 2025.


(*) Com informações de Câmara Municipal de Manaus

Carol Veras - Portal SGC*


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Amazonas
Últimas notícias de Amazonas