Amazonas

Fevereiro roxo e laranja: Mês de combate à Leucemia e Conscientização sobre Doenças Crônicas

Fevereiro é o mês das campanhas Roxa e Laranja, que buscam conscientizar sobre doenças graves, como a leucemia, o lúpus, a fibromialgia e o Alzheimer.


Imagem de Capa

Hemoam - Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas

Foto: Paulo Henrique

PUBLICIDADE

A iniciativa alerta para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, que pode garantir mais qualidade de vida aos pacientes.

O laço laranja representa o combate à leucemia, um tipo de câncer que afeta o sangue e pode se manifestar em pessoas de todas as idades. Já o laço roxo simboliza a conscientização sobre o lúpus, a fibromialgia e o Alzheimer, doenças crônicas que ainda não têm cura, mas que podem ter os sintomas controlados com acompanhamento médico.

A hematologista pediatra Suênia Araújo destaca a importância do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento da leucemia. Segundo a especialista, identificar a doença rapidamente aumenta as chances de resposta ao tratamento, especialmente em crianças.

"A conscientização que a gente tem nesse mês é justamente para as pessoas se atentarem a procurar um atendimento mais precoce, para que possamos fechar o diagnóstico mais rápido. Quanto mais cedo o diagnóstico da leucemia, mais chances a criança tem de responder bem ao tratamento. Sintomas como dores incapacitantes nas pernas, manchas na pele sem motivo aparente, febre sem causa infecciosa e aumento do volume abdominal são sinais de alerta que os pais devem observar e buscar ajuda médica", explicou Suênia.

Ela ainda ressalta o papel dos profissionais de saúde no diagnóstico da doença.

"Quando uma mãe ou um pai leva a criança ao pronto-socorro e o pediatra tem um olhar mais atento, a criança é internada, e então pedimos uma amostra de sangue para análise. Caso haja suspeita, realizamos o mielograma, exame que confirma o diagnóstico em menos de 24 horas. O tratamento começa imediatamente. O maior desafio é com crianças do interior, onde o diagnóstico pode demorar, dificultando a resposta ao tratamento", completou a médica.

As campanhas de Fevereiro Roxo e Laranja têm o objetivo de incentivar o diagnóstico precoce e combater o preconceito em relação a essas doenças. Durante o mês, profissionais de saúde realizam palestras, mutirões de exames e atendimentos em diversos pontos da cidade.

Quem quiser participar das atividades ou buscar atendimento pode procurar os postos de saúde da rede pública ou acessar os sites da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Governo do Amazonas para conferir a programação completa.

Karol Santos - Portal SGC


Mais lidas de Amazonas
Últimas notícias de Amazonas