Karol Silva/IMMU
A fiscalização do transporte de cargas pesadas em Manaus será reforçada com a instalação de radares que irão monitorar o peso e a altura dos veículos. A medida, anunciada durante reunião promovida pelo Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) nesta terça-feira (25), visa melhorar a mobilidade urbana e garantir mais segurança viária na capital. Os novos equipamentos começam a ser implementados no segundo semestre deste ano em vias com alto fluxo de carretas e caminhões.
Segundo o vice-presidente de Trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Edson Leda Júnior, a fiscalização busca equilibrar a necessidade logística do Distrito Industrial com a preservação da infraestrutura e a segurança dos cidadãos.
"Estamos implementando essas medidas para assegurar que o transporte de cargas em Manaus seja realizado dentro dos padrões estabelecidos, minimizando impactos negativos para a mobilidade urbana e para a segurança dos cidadãos", destacou.
O encontro, realizado na sede do Cieam e transmitido via Microsoft Teams, também discutiu soluções para otimizar o transporte de trabalhadores no Distrito Industrial. A vice-presidente de Transporte do IMMU, Viviane Cabral, ressaltou que estudos estão sendo realizados para ajustar horários e rotas do transporte especial, reduzindo congestionamentos na região.
"O objetivo é minimizar congestionamentos e aumentar a segurança de todos os modais que compartilham o sistema viário da região", afirmou.
Outras propostas debatidas incluem treinamento contínuo de motoristas, controle da frota e fortalecimento da sinalização viária. O planejamento conjunto entre o setor produtivo e os órgãos públicos foi apontado como essencial para melhorar a fluidez do trânsito e fortalecer a competitividade das indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM).
Karol Santos - Portal SGC