Amazonas

Polícia Militar do Amazonas apreende duas toneladas de drogas no Alto Solimões em grande operação

A ação, realizada em Fonte Boa, resultou na apreensão de maconha skunk, cocaína e uma lancha, gerando prejuízo de R$ 30 milhões ao crime organizado


Imagem de Capa

Giselle Simões/PMAM

PUBLICIDADE

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) conseguiu realizar uma das maiores apreensões de drogas deste ano no estado, com a captura de duas toneladas de entorpecentes, entre maconha skunk e cocaína, na zona rural de Fonte Boa, município a 678 quilômetros de Manaus. A operação, desencadeada na última segunda-feira (24/03), envolveu equipes dos 3º e 5º Batalhões de Polícia Militar (BPM) de Tefé e Coari, e contou com apoio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

De acordo com o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, a operação foi fruto de um trabalho integrado das forças de segurança, atendendo à determinação do governador Wilson Lima para intensificar o combate ao narcotráfico. "As equipes, sob comando do tenente-coronel Pedro Moreira, realizavam patrulhamento fluvial na região do Rio Solimões, quando abordaram uma embarcação suspeita. Houve troca de tiros, mas os suspeitos conseguiram fugir, deixando para trás a embarcação carregada com drogas", explicou o coronel.

A operação, que representa um prejuízo estimado de R$ 30 milhões para as organizações criminosas, também resultou na apreensão de uma lancha usada pelos traficantes. Com a apreensão de duas toneladas de drogas, a PMAM acumula até o momento 8 toneladas de entorpecentes retiradas de circulação apenas neste ano.

Operação e Estratégia no Interior

O subcomandante-geral da PMAM, coronel Thiago Balbi, destacou a importância do trabalho realizado pelas equipes de Coari e Tefé, que atuam em patrulhamento fluvial na região do Alto Solimões, principalmente após denúncias de ações de piratas de rios. "Lanchas blindadas com efetivo dos dois municípios estão sendo enviadas para a área. O trabalho da Polícia Militar, em parceria com a Polícia Civil e a Força Nacional, é essencial para combater quadrilhas fluviais e apreender armas", afirmou Balbi.

Investigação em Andamento

O delegado-geral adjunto da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Guilherme Torres, revelou que a maconha skunk apreendida tem origem na Colômbia e provavelmente foi escoada pelo rio Japurá antes de chegar ao Rio Solimões. "A droga apreendida faz parte de um inquérito policial em andamento, e contamos com o apoio do Denarc para dar continuidade às investigações", disse Torres. Após a apreensão, as drogas foram levadas para a 55ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Fonte Boa e serão encaminhadas para perícia em Manaus.

"A Polícia Militar do Amazonas, em uma ação integrada com a Polícia Civil e outros órgãos de segurança, tem conseguido desarticular quadrilhas criminosas e evitar o tráfico de drogas em nossa região. Esta apreensão é um reflexo do nosso empenho e trabalho contínuo para combater o narcotráfico," destacou o comandante-geral da PMAM.

Essa operação ressalta a força das ações de segurança no Amazonas e a determinação das autoridades em combater o narcotráfico em todas as suas frentes, garantindo mais segurança para a população.

Karol Santos - Portal SGC


Mais lidas de Amazonas
Últimas notícias de Amazonas