A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou, na manhã desta sexta-feira (04/04), uma solenidade marcante para mais de 2,2 mil novos alunos dos Colégios Militares da Polícia Militar (CMPMs). O evento aconteceu no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho, no Sambódromo de Manaus, zona oeste da capital, e celebrou não apenas a entrega da boina escolar, como também os 188 anos de fundação da corporação militar.
A cerimônia de entrega da boina é um momento simbólico que representa o fim da adaptação dos estudantes à rotina dos CMPMs. Desde o início do ano letivo, os novos alunos passaram pela chamada Semana Zero, com atividades que apresentaram a cultura da escola militar, incluindo o hinário, os regulamentos, os manuais e a rotina disciplinar das unidades.
A emoção tomou conta do público presente, especialmente das famílias dos estudantes. A empreendedora Carina Brantes destacou a transformação da filha após o ingresso na unidade militar.
"Eu tô muito realizada, porque ela veio de uma escola particular, mas aqui é muito melhor. Hoje ela realmente tem disciplina, ela mudou muito dentro de casa e eu tô muito feliz, é muito gratificante tudo isso" destacou.
Também emocionada, a dona de casa Luelí Vales descreveu o momento como uma bênção.
"Ah, uma bênção. Eu tô maravilhada. Agradeço a Deus e o empenho dela," disse.
Representando a corporação, o subcomandante da PMAM, Thiago Balbi, enfatizou o papel dos CMPMs na formação de cidadãos conscientes e preparados para a vida em sociedade.
"São mais de dois mil alunos que ingressam no sistema de ensino dos colégios da Polícia Militar e a gente tem uma obrigação com essas crianças e adolescentes de ajudá-los na educação, de transformá-los. Temos muitos exemplos de alunos que hoje são referência na sociedade, líderes, profissionais. A missão é formar cidadãos de bem, pais e mães responsáveis, que possam engrandecer o nosso estado e o nosso país."
A solenidade, que iniciou às 7h da manhã, reuniu familiares, professores, autoridades militares e civis, consolidando mais um passo na jornada educacional e cidadã desses jovens amazonenses.
Karol Santos - Portal SGC