Amazonas

UEA realiza mapeamento sociocultural e linguístico de estudantes indígenas

A iniciativa do Comitê Gestor de Políticas Indigenistas visa construir uma política intercultural a partir da realidade e diversidade dos acadêmicos


Imagem de Capa

UEA - DIVULGAÇÃO

PUBLICIDADE

Com o objetivo de implementar uma política intercultural indígena, o Comitê Gestor de Políticas Indigenistas (CGPIND/UEA) iniciou o mapeamento sociocultural e linguístico dos estudantes indígenas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Para participar, os acadêmicos devem responder a um questionário on-line disponível aqui.

A ação busca levantar dados sobre a realidade socioeconômica dos estudantes e identificar conquistas e dificuldades no ensino superior. De acordo com a professora doutora Jeiviane Justiniano, integrante do comitê, a pesquisa pretende compreender a realidade dos acadêmicos indígenas, suas diversidades culturais e linguísticas, além das barreiras enfrentadas, para apresentar um panorama sociolinguístico mais abrangente na UEA.

O CGPIND é formado pelas professoras doutoras Jeiviane Justiniano, Célia Bettiol, Jocilene Gomes, Ádria Simone Duarte, pelo professor doutor Pedro Rapozo e pela representante indígena Valéria Marques, do povo Baniwa.

Contato

O Comitê Gestor de Políticas Indigenistas (CGPIND) está disponível para atendimento presencial no 3º andar da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat/UEA). Os estudantes também podem entrar em contato por e-mail: [email protected].

Karol Santos - Portal SGC


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Amazonas
Últimas notícias de Amazonas