Alex Pazuello e Diego Peres/Secom
O governador do Amazonas, Wilson Lima, iniciou nesta segunda-feira (14/04) a entrega de mais de 300 toneladas de pescado por meio do programa Peixe no Prato Solidário, que ocorre tradicionalmente durante a Semana Santa. A ação vai beneficiar cerca de 500 instituições sociais cadastradas, superando os números de 2024, quando 350 entidades foram contempladas. Ao todo, mais de 100 mil famílias em situação de vulnerabilidade social devem ser alcançadas.
"Essas instituições cuidam de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, são famílias que de outra forma não teriam condições de adquirir esse pescado", afirmou o governador.
A distribuição será feita até quinta-feira (17/04), das 8h às 18h, com 305 toneladas de peixe sendo armazenadas e transportadas por dez caminhões preparados no Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins, na rodovia BR-174. O investimento total da ação é de R$ 5,2 milhões, por meio do Programa de Assistência Familiar (PAF), da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).
O pescado entregue vem de piscicultores de Manaus e de municípios do interior como Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Presidente Figueiredo, entre outros. Desde a criação do programa, em 2021, mais de mil toneladas já foram distribuídas.
Representantes das instituições beneficiadas destacaram a importância da ação. "Agradecemos ao Governo do Estado por essa sensibilidade, principalmente em uma semana tão importante para o Cristianismo, como é a Páscoa", disse Irajane Sousa, presidente do abrigo Oásis.
Além da entrega às instituições, o Governo também realiza o Feirão do Pescado 2025, que oferece mais de 100 toneladas de peixe a preços acessíveis em três pontos da capital: Arena Amadeu Teixeira (zona centro-sul), Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (zona norte) e Centro Cultural dos Povos da Amazônia (zona sul).
O feirão acontece entre os dias 16 e 18 de abril, das 7h às 19h nos dois primeiros dias e até as 13h na sexta-feira santa (18/04). Participam mais de 45 piscicultores, com a venda de tambaqui, matrinxã e pirarucu, além de serviços de limpeza e desespinha do peixe, estandes com frutas e hortaliças das Feiras da ADS, e reforço nas medidas de segurança e higiene.
Em 2024, a edição da Semana Santa movimentou R$ 2,8 milhões, com mais de 117 toneladas de pescado vendidas e 45,5 mil visitantes. Neste ano, a expectativa é manter ou superar esses números, reforçando o compromisso do Governo do Amazonas com a segurança alimentar e o apoio ao setor primário.
Karol Santos - Portal SGC