Divulgação
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), apreendeu nesta semana um micro-ônibus alternativo com indícios de irregularidade, durante uma operação de rotina na avenida Mandii, no Distrito Industrial, zona Sul da cidade. O veículo, além de estar com um dos pneus rasgado, era conduzido por um motorista que apresentou uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspeita de ser falsa.
Segundo os agentes de transporte, a CNH tinha cor, dimensões e elementos gráficos diferentes dos documentos originais. Ao perceber que a irregularidade havia sido identificada, o motorista aproveitou um momento de distração e fugiu do local. O micro-ônibus foi apreendido e levado ao parqueamento do IMMU.
A ação faz parte de um esforço contínuo da gestão municipal para coibir o transporte público irregular e garantir segurança à população. "Estamos nas ruas todos os dias para fiscalizar os modais de transporte, sempre visando a melhoria dos serviços prestados. Na ação de hoje, chamou atenção o formato da CNH que, visivelmente, não parecia ser original", explicou Waldir Júnior, chefe da divisão de Fiscalização de Transporte do IMMU.
A operação resultou na abordagem de 35 veículos, com duas autuações e uma apreensão. De acordo com a Lei Municipal nº 2.898, de 2022, a adulteração de documentos públicos ou privados pode acarretar multa de 500 UFMs (Unidade Fiscal do Município), o equivalente a R$ 72.685.
A Prefeitura reforça o alerta aos condutores para que estejam em dia com a legislação e as exigências da administração pública, evitando situações que possam comprometer a segurança e resultar em penalidades.
Karol Santos - Portal SGC