Divulgação
A Universidade do Estado do Amazonas, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e o Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Economia e Educação na Amazônia Brasileira (Gepeab) realizará, no período de 28 a 30 de maio de 2025, em Manaus, o Seminário "Emergência Climática na Amazônia: Diálogos para a COP30 em Manaus/AM". O seminário acontecerá de forma híbrida e gratuita no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), localizado na Av. André Araújo, 2936 - Petrópolis, com transmissão para outros municípios e estados. O encontro tem o objetivo de promover a reflexão sobre as similaridades e convergências entre o neoextrativismo, prática que se apropria de recursos naturais em grande escala, a injustiça climática e o racismo ambiental no Brasil como ameaças a uma democracia substancial.
A temática do evento será abordada a partir de quatro eixos: Político, Socioambiental, Socioeconômico e Fundiário. Com foco principal a partir da região amazônica, as atividades propõem o diálogo com atores do poder público, academia, movimentos sociais, povos e comunidades impactadas com a participação da sociedade em geral.
A Profª. Dra. Girlian Silva de Sousa, proponente do evento e docente adjunta da UEA, reforça que os diálogos servirão para abordar temas de impacto para o estado. "O Amazonas é um dos mais impactados pelos efeitos econômicos e socioambientais da emergência climática. O diálogo entre a academia, o poder público e a sociedade civil em geral é fundamental para a compreensão da temática e a proposição de medidas mitigadoras dos impactos."
Como participar?
Os interessados podem se inscrever de forma on-line clicando aqui https://ceaf.mppa.mp.br/app/login. A participação no evento oportunizará certificados de 20 horas complementares aos participantes.
O seminário tem participação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Economia e Educação na Amazônia Brasileira (Gepeab), Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Conselho Regional de Economia da 13ª Região (Corecon-AM) e Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento e Direitos Humanos na Amazônia (Gedha). A temática do evento será abordada a partir de quatro eixos: Político, Socioambiental, Socioeconômico e Fundiário. A participação no evento oportunizará certificados de carga-horária, as inscrições são gratuitas e estão disponíveis no link abaixo.
Talissia Maressa - Portal SGC