Amazonas

Transporte: Sinetram moderniza transporte público com plataforma global de inteligência artificial

Manaus entra na rota da inovação com a adoção da tecnologia israelense Optibus, que já está presente em mais de 5 mil cidades no mundo.


Imagem de Capa

Breno França

PUBLICIDADE

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) deu um passo estratégico rumo à modernização da mobilidade urbana em Manaus. Desde o início de 2024, o sistema público da capital passou a operar com a plataforma de inteligência artificial da Optibus, tecnologia desenvolvida em Israel e utilizada em grandes centros urbanos ao redor do mundo.

 "A plataforma Optibus já está em mais de 5 mil cidades no mundo. É uma tecnologia que tem muita experiência e passou por diversas atualizações até chegar na entrega de soluções rápidas e eficientes. Esse foi o principal ponto que nos chamou atenção", explicou Tárcio Marques, gerente de operações do Sinetram.

A implantação representa um marco para o transporte público da capital amazonense, que passa a alinhar seu planejamento operacional com padrões globais de inovação e eficiência. Segundo Tárcio, a decisão também teve como foco acompanhar a velocidade com que o mundo caminha rumo à automação de processos e agilidade nas entregas

"É uma forma de entrar na rota da modernidade, junto com o que anda o mundo, principalmente quando a gente fala sobre tempo de resposta na programação", reforçou.

Planejamento inteligente e foco na demanda do passageiro

Com o novo sistema, a programação do transporte passou a considerar diferentes variáveis simultaneamente como demanda, tempo de espera, tipo de veículo ideal para cada linha e jornada dos motoristas. A inteligência artificial permite cruzar essas informações e entregar rotas mais precisas, com respostas mais rápidas às necessidades dos usuários.

"A variável da demanda é fundamental. Ela que indica qual é o tempo mínimo de espera para o nosso cliente, que é o mais impactado. A quantidade de viagens oferecida é ajustada conforme a procura e isso reduz o tempo de espera e melhora o atendimento", explicou o gerente.

Além de otimizar o serviço ao público, a plataforma também trouxe ganhos internos para as empresas operadoras. A equipe técnica passou por um processo de capacitação, e hoje já colhe resultados positivos tanto na experiência do passageiro quanto na gestão operacional.

 "Desde o início do ano, a gente vem colhendo os frutos. Passamos por um período de adaptação e treinamento é um sistema complexo,  mas hoje já conseguimos identificar soluções que impactam positivamente tanto o cliente quanto a operação como um todo", concluiu Tárcio.

A expectativa é que a parceria com a Optibus continue evoluindo, com foco em prever demandas futuras, ampliar a oferta em horários de pico e avançar na integração com veículos elétricos, fortalecendo o compromisso com a sustentabilidade e a inovação no transporte público de Manaus.


Talissia Maressa - Portal SGC


Mais lidas de Amazonas
Últimas notícias de Amazonas