Amazonas

Educação: No Canadá, acadêmico de Enfermagem da UEA apresenta pesquisa sobre PrEP e saúde sexual na Amazônia

Além de pesquisadores internacionais, a conferência teve a participação oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS)


Imagem de Capa

Divulgação

PUBLICIDADE

O acadêmico Mario Felipe Bosco Santos, do curso de Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA), participou, entre os dias 26 de julho, da delegação brasileira no STI & HIV 2025 World Congress - Sexual Health for All, congresso internacional que reúne, anualmente, especialistas em saúde sexual e infecções sexualmente transmissíveis (IST) de todo o mundo. A edição deste ano ocorreu em Montreal, no Canadá.

Mario apresentou o trabalho intitulado "Pre-Exposure Prophylaxis and Sexual Quality of Life in MSM: Pre-Pandemic Insights from the Brazilian Amazon", que busca compreender como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) se relaciona com a qualidade de vida sexual de Homens que Fazem Sexo com Homens (HSH) na região amazônica. A análise contribui para a compreensão de fatores psicossociais, culturais e estruturais que influenciam a adesão à PrEP.

Acadêmico do 9º período, Mario Felipe iniciou a produção da pesquisa em março de 2019, em parceria com a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e sob orientação do professor Dr. Eduardo Honorato. O aluno afirma que participar do congresso é uma conquista que carrega com muito orgulho e responsabilidade.

"Representar a universidade em um evento internacional é também afirmar que a ciência produzida na Amazônia tem lugar nos grandes espaços globais de discussão e construção de saberes. O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, e a vice-reitora Dra. Katia Couceiro são grandes incentivadores da ciência e da formação acadêmica dentro da Universidade. Sua gestão tem fortalecido a pesquisa, valorizado a iniciação científica e proporcionado oportunidades que impactam diretamente na formação de estudantes como eu."

Sobre o evento

Organizado em conjunto pela International Society for Sexually Transmitted Diseases Research (ISSTDR) e pela International Union against Sexually Transmitted Infections (IUSTI), o evento é considerado o principal fórum científico global sobre IST e HIV/AIDS. A edição de 2025 teve como tema "Saúde sexual para todos" e contou com plenárias, simpósios, apresentações orais e atividades satélite voltadas à ciência básica, clínica, políticas públicas e engajamento comunitário.

Além de pesquisadores internacionais, a conferência teve a participação oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS), que apresentou painéis sobre novas diretrizes de prevenção combinada e metas de eliminação de infecções curáveis até 2030.

Portal SGC

Mais lidas de Amazonas
Últimas notícias de Amazonas